quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Beirut (Líbano) - Projeto Social!


Olá Pessoal,

Hoje escrevo para dividir com vocês um vídeo que uma amiga, Clara Atallah, que é Libanesa, me enviou esta manhã! Ela mora na cidade hoje conhecida como "a París do oriente", ou seja, Beirut. É uma cidade linda, com uma riqueza cultural enorme, contudo "muito mal aproveitada", segundo as próprias palavras de Clara.

Segundo uma rápida pesquisa que fiz, o Líbano possui um dos mais elevados padrões de vida do Médio Oriente (Há poucos anos - quando a guerra civil ainda fazia parte do quotidiano do país -, este tinha a pior qualidade de vida da região).

O Líbano possui uma riquissima cultura, herdada desde remotas épocas, de influências que vão da Fenícia ao Império Romano e ao mundo árabe.

A cultura árabe como um todo - na qual a cultura libanesa está inserida -, se destaca das demais por sua música, religião, dança, entre outros aspectos. No Líbano é muito comum a Dabke, dança em que várias pessoas danças ao mesmo tempo de mãos dadas e andando em círculos através dos passos que conduz.

O árabe é a lingua oficial do país, sendo falado na sua forma de dialeto libanês. Este dialeto é intelegível para os arabofónos do Médio Oriente, caracterizando-se pela presença de várias palavras estrangeiras oriundas do francês, inglês, turco e italiano.

O Francês e o inglês são a segunda e a terceira línguas do país, sendo entendidas por cerca de 50% da população. A língua arménia é utilizada pela minoria arménia do país (OBS: Só para constar, a Clara fala libanês/árabe, francês, inglês, espanhol, italiano e português..rs.. Uauuuuuu...rs...).

No mais é isso! Uma breve introdução à cultura Libanesa e agora segue o vídeo onde mostra a atuação da ONG, que a Clara ajuda como voluntária, numa das comunidades carentes do país!




Abração,

Flávio Nunes.

2 comentários:

Mauro Alegre disse...

Quanta beleza e quanta semelhança Flávio. Coloquei no http://projetocidades.blogspot.com

1! Mauro

Flávio Nunes. disse...

Olá Mauro,
Primeiramente obrigado pelo comentário! Agradeço ainda por ter publicado no Blog do Projeto Cidade! Muitas semelhanças..rs..
Tenha uma ótima tarde!
Abração,
Flávio Nunes.1

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...