quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Minha Maior Riqueza - (Conto)!


Minha Maior Riqueza

Minha herança eram dois baús cheios de papéis e cadernos velhos. Eu não podia acreditar que aquilo estava acontecendo. Ele sempre dissera que entre todos os netos, o mais capaz era eu e, no entanto, me deixou como herança dois baús repletos, até a boca, com cadernos, folhas, diários e desenhos, com as mais variadas datas. “Quinquilharias velhas”, pensei, já com uma dose de rancor brotando no coração.

Certamente havia ali anotações que datavam da sua juventude. “Mas de que tudo isso me serviria”? “O que vou fazer com todo este papel velho”? “O que ocorreu com a promessa que fizeste: ‘Para você deixarei o meu maior tesouro’”! Pensei. Enquanto recordava suas palavras, a frustração aumentava. Ainda hoje me lembro dos seus olhos brilharem, todas as vezes que falava: “Sonhador, você é uma criança muito especial e como tal se tornará um adulto muito especial também. Você chegará ao topo e eu te ajudarei”! A todos, ele chamava pelo nome, mas a mim dirigia-se sempre como “Sonhador”!

Na época eu sentia uma emoção profunda ao ouvi-lo proferir tais palavras e escutá-lo chamando-me daquela forma me instigava a sonhar cada vez mais alto. Meu coração palpitava e não era difícil sentir a face aquecer-se e as mãos suarem. O desejo de “logo ficar grande” e descobrir meu “tesouro”, me fascinava e me fazia fantasiar varias situações. Aguardei este momento por tantos anos, para agora receber “velharias”! Agora que tenho o meu “tesouro”, não sinto a mesma emoção de antes e, para falar a verdade, tento controlar a ira que vem brotando não sei de onde.

“Para um deixou o carro de luxo, para outro uma das mansões, para outra a casa na França e para os dois irmão, parte das ações da empresa que construíra ao longo da vida. Já para o ‘sonhador’ aqui, deixou um monte de papel velho”! Devo parar de rever mentalmente os presentes dados aos outros. O problema é que quanto mais penso nisso, pior eu fico. Preciso repensar o assunto, “repassar isso mentalmente só está me fazendo mal e aumentando ainda mais a minha ira. A essa altura, toda a família deve estar rindo pelas minhas costas. Como pude ser tão tolo? Não, não fui tolo. O velho não ia me enganar, tenho certeza dos seus sentimentos por mim. Não posso negar, ele gostava de mim”! Acalentei a minha alma, respirei fundo, re-li o bilhete que ele pediu para me entregar e que haviam colocado junto aos baús:

“Querido Sonhador,

De toda a minha riqueza, escolhi meus bens mais preciosos e lhe dei de presente. Eu coloquei todos os outros no cume da montanha, entretanto, com você, fiz diferente, deixei-lhe um mapa. Faça bom uso dele.

Lembre-se sempre: Mais difícil que chegar ao topo, é permanecer nele.

Um abraço forte do seu velho avô,

F.S.N.

PS: Leia cada linha com máxima atenção”!

Já havia revirado os dois baús e não encontrei nenhum mapa. Isso poderia ser uma brincadeira dele. Sei que gostava deste tipo de coisa; brincar de “tesouro perdido”! Um furto era praticamente impossível, pois a chave me foi entregue pessoalmente por seu advogado e os baús, além do mais, estavam lacrados! Após alguns instantes, eu já estava mais calmo e todo aquele turbilhão de pensamentos já havia quase se extinguido.

Aproximei-me de um dos baús, olhei do alto, numa visão geral, tudo o que nele havia, abaixei e peguei um dos cadernos. Era, na realidade, um bloco de notas. A capa era de couro, da cor preta. As folhas em seu interior possuíam cada uma, dois furos, por onde passava um fio, também de couro, cuja finalidade era manter as folhas unidas e atrelar estas à capa.

Sem pensar muito abri o bloco, escolhendo uma folha aleatoriamente. Após isso, ainda de pé, em frente ao baú, pus-me a ler:

“...é o que mais gosto nesta vida. A fotografia é um tipo novíssimo de arte. Há os que dizem que nada substituirá os quadros, e que esta é a única forma de registrar uma imagem com perfeita poesia. Dizem que a poesia está em tudo e tomam por base, além da escrita e da música, as artes plásticas. Concluem dizendo que a ‘engenhoca’, a ‘caixa mágica’, corrompeu a pintura e seu papel não passará de mera subversão à verdadeira arte’.

Nota Pessoal: Penso o contrário e acho que essa ‘engenhoca’ terá um papel de destaque, como forma de arte, num futuro não muito distante”.

O que eu acabara de ler foi o relato autêntico de um dos homens que mais influenciou o mundo gráfico de nossa época. Ele, no texto, acabara de ter um insight sobre a máquina fotográfica. Ele de uma forma ou de outra, direta ou indiretamente previu, e quem sabe, ajudou a construir as bases do que hoje conhecemos como fotografia digital.

“Que mais deveriam conter aquelas páginas”? Meus pensamentos mudaram e uma centelha de curiosidade reluzia dentro de mim. Folheei algumas páginas e do meio de uma folha e outra, quase no fim do bloco, desprendeu-se algo e este foi direto ao chão. Minha percepção e reflexo não foram suficientemente rápidos para pegar o objeto antes que este caísse em meio à poeira do sótão.

Já no chão, percebi que o tal objeto tratava-se de uma fotografia. Peguei-a com cautela, tirei a poeira que nela havia aderido e aproximei-a até que pudesse vê-la com clareza. Tratava-se de uma fotografia antiga, datada de 1925. Era em preto e branco. No primeiro plano havia a imagem de um portão, certamente de metal, com detalhes magníficos. Estava semi-aberto. Através da parte aberta via-se três pessoas, sendo uma delas, uma criança e também um cão, que pela proporção era de médio porte. Ao fundo via-se a Torre Eiffel, imponente e soberana. Ao redor estava a Paris daqueles tempos. “Que fotografia esplendida”, pensei.

Manuseei a foto com cuidado e ao virá-la percebi que havia uma frase: “Sophia, Flávio, Carolina, Primavera e Paris; uma mistura encantadora”!

- Quem é esta Carolina? Falei em voz alta, sem perceber que havia sonorizado meu pensamento. Uma explosão de curiosidade tomou conta de mim. “Quem é esta Carolina? O vovô nunca havia falado sobre ela. Se me lembro bem, o vovô havia se casado em 1921 com vovó Sophia, mesmo ano em que Coco Chanel lançou seu mundialmente famoso perfume nº 5. Papai nasceu um ano depois,...”! Comecei a recordar as histórias do meu velho avô. Esta em particular era famosa, pois o tal perfume foi presente de casamento que ele dera à vovó. Ele contava que foi um dos primeiros a comprar o perfume, à um preço bem acessível, e que antes do frasco acabar a Senhora Chanel, com então 38 anos, estava riquíssima. Cerca de um mililitro do perfume valia cinco vezes o valor pago por todo o frasco. “Eu adorava escutar as histórias do meu velho”, recordei-me de uma de suas clássicas gargalhadas e meus olhos ficaram rasos d’água.

Voltei para o bloco de anotações e vi que ele estava aberto bem na página de onde havia caído a fotografia. Sem perder um só segundo, pus-me a ler:

“Paris, 26/Out/1925,

Aproveitando que hoje fui dispensado do trabalho, peguei o pequeno Flávio no colo, empunhei minha câmara fotográfica e convidei Sophia para sair. Fomos ao Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris. Lá chegando, encontramos nossa amiga Carolina. Ela conhece Paris muito bem e além de ser uma excelente pessoa é uma adorável companhia.

Nos conhecemos de maneira inusitada, na Cafétéria Du Musée Rodin, local onde trabalho e que fica localizada na Rue de Varenne, nº 75007. Na ocasião, eu lhe servia o café-crème, especialidade da casa e seu favorito. Isso ocorreu a pouco mais de dois meses. Na primeira oportunidade apresentei-a a Sophia, para que nenhuma desavença ocorresse. Fico feliz, pois se deram muito bem. Encantei-me imediatamente com sua simpatia, o que a deixa ainda mais bela. Ela é uma poetisa extraordinária. Veio a Paris sozinha e com dois objetivos bem estruturados: Estudar e compor sua obra poética. Nossa amizade está crescendo em terreno fértil e sinto, apesar do pouco tempo, que será algo duradouro.

Hoje ela nos surpreendeu com um novo companheiro de caminhadas. Seu fiel amigo Shakespeare, o cão da raça Braque, que por sinal é muito dócil e carinhoso! Sua coloração branca com manchas castanhas lhe confere uma beleza toda especial. Ela adora a natureza e os animais. Colocou este nome no cão em homenagem à livraria que costuma freqüentar, a “Shakespeare and Company”. Foi o lugar onde conheceu um jovem jornalista chamado Ernest. Ela disse que ele escreve contos divinamente e tem certeza que seu talento um dia será reconhecido. Costuma se referir a ele como o ‘Encantador de Palavras’ ou como o ‘Encantador de Pessoas’.

A luminosidade hoje estava singular. Deixei-as conversando e andando pelos jardins, enquanto eu procurava alguns pontos estratégicos e específicos para fotografar. Acredito que a fotografia é um arte mágica ao alcance de nossas mãos. É a maneira que o homem encontrou de parar o tempo e eternizar um momento específico da história. Não menosprezo a pintura, ao contrário, a admiro muitíssimo, contudo, creio desde o mais profundo do meu coração, que esta arte que inicio, ganhará notoriedade no futuro.

Hoje fiz uma bela foto da entrada do Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris com vista para a Torre de metal construída pelo Senhor Eiffel. Minha família, Carolina e o cão Shakespeare serviram de modelos. Apesar de não vê-los detalhadamente, até que a composição ficou muito boa. Por isso coloquei o nome da foto de ‘Sophia, Flávio, Carolina, Primavera e Paris; uma mistura encantadora’!

Terminamos o dia aqui em casa em meio a queijos e vinhos”.

Ao concluir a leitura percebi que “o mapa” não era uma cartografia, mas todo o material ali contido naqueles dois baús. Ele havia me deixado tudo o que escrevera ao longo da vida e como foi que se deu sua formação pessoal e profissional. “Tenho em mãos o relato da construção de um império e como faço para ser eu também o imperador da minha vida”, pensei e imediatamente um sorriso surgiu em minha face, meu coração acelerou e eu tive a certeza que o velho estava certo desde o começo.

73 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia,meu grande amigo,é com muita emoção que eu escrevo este comentário,pois queria ser a primeira a fazer isso,visto que este conto me emocionou.sabemos que é ficção,sabemos,mas alguns dos personagens são de carne e osso....você,sua noiva,a Clarissa.....muito lindo,gostoso de ler,emociona....logo, desafio cumprido!!!!Uma vez mais voc provou que és um bom escritor.....aqui nas noites de sabado,eu e Clarissa escrevemos muito....nos desafiamos mutuamente o tempo todo...e todos eles são cumpridos à risca.....se formos contar todos os contos que escrevemos,história que modificamos,teríamos muitos livros escritos....Por falar em livro escrito....a Clarissa acabou de escrever ,mais dois,o Manuscrito que eu já tinha comentado,agora terminou a parte 2,e também terminou Estação,lindos os poemas.....alguns em françes,e pouco antes de viajar.....ela terminou um conto multimídia,lindo e enorme...envolve ,inclusive o cristo redentor.....e muitas mídias.O Miguel acabou de reler e gostou.....está aqui comigo me fazendo companhia.....Meu querido,não tenho palavras....só posso dizer que amei!!!!!!Um grande beijo da amiga e um abraço do MIga....Julianna

Flávio Nunes. disse...

Olá Julianna,
Gostaria de dizer, antes de tudo, que gosto muito da nossa amizade e de como ela está se desenvolvendo!
Fico muito feliz que eu tenha cumprido meu desafio e lhes proporcionado toda esta emoção! Todos os adjetivos que escreveste foram recebidos por mim com proporcinal emoção! Obrigado!
Legal saber que vocês (Clarissa e você) promovem desafios mútuos..rs.. isso é um excelente exercício! Fiquei feliz por vocês terem me dado a honra de participar desta bela "brincadeira"..rs..
Fico feliz que a Clarissa tenha terminado de escrever mais um livro..rs.. Caramva, bem que você falou, ela é ligada na voltagem 440..rs.. Gostaria de ler o conto multimídia! E por falar em conto, estou aguardando o conto que você está escrevendo para ela!
Abraços fortes para você e para o Miguel!
Tenha um ótimo fim de semana!
Flávio Nunes.

Anônimo disse...

Olá meu amigo Flavio....estou aqui para comentar o conto,pois quando li ,estava com a Ju,logo é necessário um comentario meu....o conto retarata muito bem a Cla(encantadora e explosiva(no sentido bom da palavra)e elegante)gostei da pesquisa que fizeste mostra que vc é um escritor nato....gostei das pessoas que aparecem....e dos famosos que são citados....saiba que a Cla usa channel 5 e mais alguns numeros que sao feitos especialmente....saiba que atmosfera reinante é muito bem conduzida por vc....herança....descoberta....e lição de vida...muito bom e a montagem com a foto também...quando vc vê a fotografia da um ar de coisa antiga....acho que a palavra,ou melhor as palavras que definem ...contagiante,emocionante e tem uma beleza transpostadora...ou seja vc consegue levar os leitotre para a França anos 20.....muito bom....acho que já falei muito....Parabéns,vc conseguiu cumprir o desafio,agora vamos aguardar o da Julianna....

P.s.: reze muito por nós...pois estamos rezando muito por você....a Cla adorou!!!!logo pode apostar que vem mais desafios por aí....a Ju manda beijos e disse que quer uma foto montagem bem bonita no conto dela....e por falar...o dela está muito bom,uma mistura de Clarice com Marina...(quando der ela manda,agora ela está dormindo...depois de uma noite cheia de pesadelos....) abraços do amigo Miguel
A Cla está toda alegre dizendo que um escritor brasileiro escreveu um conto só pra ela....imagine.....

Anônimo disse...

Olá,bom dia,acabei de ler seu conto tendo como personagem ,uma das minhas irmãs,talvez a mais encantadora e explosiva.....gostei!!!!é muito gostoso de ler,o clima é bom também....só espero que chegue a minha vez....um beijo da Ciça
Lembrando a familia é grande..
em tempo: esta foi a primeira vez que visitei seu blog....parabéns!!!!!vc sabe usar muito bem as palavras....acabei de ler o conto da ju(sobre a Carolina) e ele esta magnifico!!!!

Flávio Nunes. disse...

Olá Miguel,
Desculpa a demora em responder o seu comentário! Infelizmente estou num ritmo acelerado nestes dias e não tive tempo de vir ao Blog..rs.. Estou em ritmo de mudança de trabalho, passei para a última fase de uma entrevista que fiz na semana passada. Neste momento, aguardo o contato da empresa! Tem uma certa apreensão no ar..rs.. Acredito que até sexta-feira eu já tenha uma resposta!
Quanto ao seu comentário, agradeço-lhe enormemente por toda sua atenção! Fico feliz que eu tenha conseguido cumprir meu desafio..rs.. Aguardarei os próximos! Em verdade lhe digo, que já tem um proposto pela Ju..rs.. Escrevi um texto sobre inveja e ela sugeriu escrever outros textos falando sobre os outros seis pecados capitais!..rs..
Mande um super beijo para a Julianna, Clarissa e para a Ciça (Minha nova amiga da Blogosfera)!..rs..
Tenha uma ótima semana!
Abração meu amigo,
Flávio Nunes.

Flávio Nunes. disse...

Olá Ciça,
Primeiramente gostaria de agradecer a sua passagem por aqui! É com grande alegria que recebi, e li, sua mensagem hoje pela manhã!
Conhece-se a árvore pelos frutos que ela produz..rs.. Já conheço outros "frutos", e sei que você, tanto quanto eles, é possuidora de um coração maravilhoso!..rs..
Quanto ao conto, obrigado pela atenção, carinho e palavras!
Quanto à sua vez..rs.. Sim, certamente ela chegará! Pelo jeito tenho muitos contos para escrever, já que "a família é grande"..rs..
Sobre o Conto que a Julianna escreveu, estou aguardando - ansioso -, para lê-lo!..rs..
Minha mais nova amiga, desejo-lhe uma ótima semana e fica aqui o convite para vir visitar o Blog todas as vezes que achar oportuno..rs.. As portas estarão sempre abertas!
Abração,
Flávio Nunes.

Anônimo disse...

Olá,obrigada!!!! visitarei sempre que puder ou nao estiver arrumando confusão em casa!!!!!bem estou aqui na casa da ju,e ela esta descansando....nao está muito boa!!!!deixou mensagem para vc no livreiro....estou adorando seu blog.....ele é como uma fonte.....que esta sempre transbordando de historias e historias.....li algo ,nao me lembro de qual parte do seu blog,muito parecido com minha querida amiga transgressora!!!!acho que é por isso que vc mantém a familia toda hipnotizada....parabéns ...voltarei sempre.....bjo da amiga Ciça

Flávio Nunes. disse...

Olá Ciça,
Mais uma vez e, tão velozmente (dessa vez..rs..), agradeço o seu comentário!
Fico feliz em receber notícias da Julianna! Continuo rezando por ela e pela sua recuperação! Apesar do pouco tempo, prezo pela nossa amizade e por sua saúde! Coisa de amigo!..rs.. Vou passar lá no "O Livreiro" para ver as mensagens dela!
Agradeço os comentários sobre o Blog e por achá-lo uma "fonte...que está sempre transbordando histórias..."! Sobre achar algo que lhe trouxe à mente a Clarissa..rs.., isso parece-me bom!
Mais uma vez desejo-lhe uma ótima semana!
Abração,
Flávio Nunes.
PS: Nem sabia que tinha o dom de hipnotizar as pessoas..rs..

Anônimo disse...

olá,sou O Caio,irmão da Clarissa,acabei de ler su conto e gostei,retrata muito bem tudo,afinal dá pra notar quevc se esmerou tanto na pesquisa,quanto na elaboração dos personagens e do enredo....deu muita saudade da cla,pois ela é uma das poucas pessoas no mundo,que me faz acreditar ,ter esperança e que um dia ,talvez eu possa concretizar o meu amor....obrigado por matar um pouco da saudade que guardo no peito....e nao tenho mais o que falar,pois todos ,ou quase todos da familia ja opinaram.....logo concordo com todos....e como a Ciça falou .....hipnotizador!!!!!!!!!!!
abraços do novo amigo que veio beber na fonte
Caio

Flávio Nunes. disse...

Olá Caio,
Obrigado pelo seu comentário. Fico muito feliz por ter lhe dado a oportunidade de matar as saudades da sua irmã, a Clarissa! Ela é uma menina encantadora, e pelo o que todos dizem, é o tipo de pessoa que passa e deixa um rastro de luminosidade!
Obrigado pelos elogios, sei que foram sinceros e de coração!
Tenha um ótimo dia e um final de semana espetacular!
Abração do seu novo amigo,
Flávio Nunes.

Anônimo disse...

Boa tarde,não sou muito ligado em bolg,nao porque sou alienado,mas é que quase não tenho tempo para acessar nada na net,pois quando não estou trabalhando,eu estou trabalhando....o que dizer da história?????atraente,com pesquisa,retrata muito bem a personagem Carolina...também concordo com tudo que todos falaram....saber que a minha irmã mais nova desperta escritores que queiram retrata-la me deixou muito feliz e perplexo...só faltou dizer que ela em casa é um militar.....controla tudo e a todos com mão de ferro....mania das mulheres de minha família,todas são ao mesmo tempo fortes e muito sensíveis....sim ela é própria luminosidade,pois por onde passa ela deixa tudo aceso....acho que o caio deveria escrever mais....pois ele.....é o maior fã dela.....gosto dela,é linda,maravilhosa,fantastica....a irmã que todos desejam ter....não sobrou muito para mim.....mas gostei do conto,do enredo,da pesquisa,da época e tudo mais.....estou muito orgulhoso de ser irmão dela!
bem,passei pelo seu blog,para ler o conto e vi coisas interessantes....que prometo voltar quando tiver tempo....abraços do Jayme(irmão da Clarissa)

Flávio Nunes. disse...

Olá Jayme,
Boa Tarde! Assim como você, eu também quando não estou trabalhando, estou trabalhando!..rs.. Tem um amigo que diz que eu para descansar, carrego pedras..rs..
Fiquei muito feliz pelo seu comentário, ainda mais sabendo que não é ligado a Blogs! Isso é um grande feito então..rs..
Sobre as questões relacionadas às "mulheres de sua família" e o fato de serem ao mesmo tempo fortes e sensíveis! Acho isso uma bela mistura... minha noiva é assim também! Escrevi um texto para ela (minha noiva), onde a chamo de "Princesa Guerreira"!..rs.. Ela é uma grande mulher e a admiro muito! (OBS: Vou parar por aqui, senão os adjetivos não caberão nestas linhas..rs..)!
Sobre o Caio e o seu orgulho em ser irmão da Clarissa, só posso desejar-lhe os parabéns! Pelo pouco que a conheço, percebo que é uma excelente pessoa!
As portas do Blog estarão sempre abertas... quando tiver tempo é só aparecer..rs..
Tenha uma ótima semana!
Abração,
Flávio Nunes.

Anônimo disse...

o que dizer????nao sei,confesso.ela merece tudo de bom,é uma excelente irmã,filha,neta e amiga......só posso dizer...Fantastique!!!!!Extraordinaire!!!!!Merveilleux!!!!
Merci

escrevo em meu nome e em nome de minha irmã.....

Barbara e Isadora(irmãs do militar retratado com toda a sensibilidade....brincadeirinha,mas que ela é um general.isto é....)

Flávio Nunes. disse...

Olá Bárbara, Olá Isadora,
São mais duas irmãs da Clarissa que eu não conhecia..rs.. A família toda está vindo prestigiar o Blog, e o texto, é claro..rs.. Fico muitíssimo feliz por isso!
As portas estão abertas e podem passar por aqui sempre que puderem e quiserem..rs..
Tenham uma excelente semana!
Abração,
Flávio Nunes.

Anônimo disse...

Realmente,ela merecia ser retratada,até que enfim alguém teve a dificil tarefa de faze-lo.para mim não sobrou nada....concordo com tudo o que todos disseram a seu respeito e acrescento....que nesses dias chuvosos aqui em cima,nao teve um dia que alguem deixou de lembrar dela....sentimos a sua falta e, realmente, ela é um general,talvez porque Eleonora (irmã ) mora em Sao Paulo e suas outras duas irmãs fora do país e nossa querida mãe trabalha a semana toda em outros estados ,sobrando em casa Ciça e a Cla,mas todos sabem que a Ciça nao gosta de fazer nada....logo toda a responsabilidade de dirigir a casa sobra para a Cla,e ela dá conta de tudo!!!!!realmente concordo com o Jayme e Barbara e Isadora...ela é um Militar....um marechal....mas é doce,meiga,linda,inteligente,amiga fiel e outras qualidades mais.....e ela sabe nós a amamos!!!!Gostei do que li e vi no seu blog...continue assim...abraços do Guilherme(irmão da cla)

Flávio Nunes. disse...

Olá Guilherme,
Primeiramente obrigado pela atenção e pelo comentário! É sempre fonte de grande felicidade receber um novo comentário em meu Blog!
Pelo jeito o conto já circulou por toda família, ou quase..rs..
Sobre as características "militares" da Clarissa, acredito que o fato é este mesmo que você comentou; "sobra para ela a responsabilidade de dirigir a casa"! A responsabilidade é diretamente proporcional ao amadurecimento pessoal! Além de tudo ela encontra tempo para escrever seus poemas, fazer cursos, etc... não por menos que a Julianna disse que ela é ligada no 440 volts..rs..
Tenha uma ótima semana!
Abração,
Flávio Nunes.

Anônimo disse...

Boa tarde,estou passando por aqui para ler o conto sobre a minha irmã,tambem nao sei o que dizer,mas concordo com tudo o que todos disseram.....ela é muito importante em nossa vida,está sempre pronta a nos ajudar e sempre se lembra de tudo...inclusive da rotina de todos e o que deve ser feito para o almoço e jantar.....obrigado por homenagear a minha irmãzinha.....estamos com saudades....abraços do amigo Gustavo
prometo que volto,pois vi coisa legais aqui!!!!inclusive ele foi muito bem recomendado pela nossa julianna

Anônimo disse...

Tambem nao tenho palavras para dizer,acho que a unica que me veio a mente agora foi -gostei do que li,e concordo com tudo o que meus irmãos e irmãs falaram aí em cim,amo a minha irmã mais nova,agora estou esperando o conto da Julianna....aí sim,termos um retrato a mais dela(não sei se usei a palavra mais certa)tambem agradeço o espaço cultural que ora aqui encontro!!!muito sucesso e volto!!!
um abraço do mais novo amigo Renato(irmão da Clarissa)

Anônimo disse...

Olá,estou aqui e acabei de ler o conto da minha incrivel irmã mais nova,vc ,meu escritor amigo conseguiu muito bem descreve-la.....tambem nao tenho mais nada para falar,a nao ser que gostei demais de tudo,o que vi e li,e concordo com o Caio quando diz que vem beber na fonte,concordo com o Renato quando fala de um espaço cultural e concordo com alguem aí de cima que agora nao me lembro,falou de hipnotizador da familia...parabéns e obrigado pela oportunidade de enriquecer os meus conhecimentos....um abraço do Raphael(irmão da Cla)

Flávio Nunes. disse...

Caríssimos Gustavo, Renato e Raphael,
Muito obrigado pelos vossos comentários..rs.. Caramba, que formal..rs..
Conhecer mais a Clarissa através dos olhos de seus irmãos não tem preço! Fico muito feliz em saber que ela (Como todos, unanimamente falaram), é muito querida por toda família!
Não tenho palavras para agradecer tamanho carinho comigo e principalmente com a Clarissa, que é a força motriz de tudo isso..rs..
O espaço está aqui e sintam-se à vontade para retornarem quando puderem, desejarem e/ou quiserem..rs.. O Blog é de todos!!!!
Tenham todos um ótimo fim de semana!
Abração "múltiplo" do mais novo amigo,
Flávio Nunes.

Nota: Quem utilizou o termo "hipnotizador" foi a Ciça..rs.. Abração para ela também..rs..

Anônimo disse...

olá Flávio,como estás??hoje após um intervalo e muito curioso resolvi dar uma passada no seu blog,primeiro foi para ler o conto do general da minha casa e depois que eu li,fiquei passeando pelos textos e comentarios dos outros,comentarios dos integrantes da familia e, muito me fez lembrar de tantas coisas esquecidas por tanto tempo...que voltei a ser criança...fui o piloto de todas as viagens da Cla com a ju,e,ressalatando,foi muito bom lembrar de tudo,agora quanto ao conto,fico muito feliz ,pois ela, a cla,merece tudo de bom ,pois ela é uma pessoa muito altruísta e se eu tiver que resumir em uma unica palavra....cúmplice .....de tudo....de coisas boas e de coisas ruins.....agora ela cortou o cabelo e está careca,só por causa da Ju,tinha os cabelos mais lindos do mundo e um cuidado com eles danado,mas nem ligou em se desfazer para ajudar,e ajudaria quem fosse que precisasse....logo ela é ....nao tenho palavras para descrever,mas posso dizer que eu a amo muito!!!e quanto ao conto ,muito belo e interessante!
voltarei mais vezes.
abraços do amigo André(irmão da Cla)
viu quantos irmãos,ainda faltam o Pedro e o João...

Flávio Nunes. disse...

Olá André,
A Clarissa e a Julianna haviam dito que a família era grande, mas eu não pensava que era TÃO GRANDE..rs.. Que maravilha! Isso me faz lembrar um pouco a minha família! Não tenho irmãos, mas tenho primos, muitos tios e primos..rs..
Eu estou muito bem, obrigado por perguntar! E você, como está? Vejo que o seu "muito curioso" é uma consequência boa..rs..
Fico feliz que o texto e os comentários tenham lhe trazido boas lembranças sobre a infância! Ser piloto das viagens da Clarissa e da Julianna deve ter sido uma experiência única na vida..rs.. Parabéns por fazer parte de uma familia tão bela!
Quanto ao corte de cabelos da Clarissa, a Julianna disse que ela está ainda mais bela, e não tenho dúvidas disso! Sua beleza vem do coração e isso não tem corte de cabelos que mude!
Como disse para todos, as "portas estão abertas"..rs.. o Blog estará aqui para você visitar quando quiser!
Tenha um ótimo fim de semana!
Abração,
Flávio Nunes.

1 PS: Ficarei aguardando os comentários do Pedro e do João..rs..
2 PS: Estou sentindo-me lisonjeado em presenciar as declarações explicitas de amor e carinhos que todos vocês (Irmãos, irmãs e prima) estão fazendo para a Clarissa! Isso é Amor da maneira mais singela que existe!

Anônimo disse...

Estou eu aqui,durante o meu trabalho tentando falar um pouco sobre essa menina-mulher que conquistou a todos. Talvez escreva o meu comentario ,como todos fizeram,criando uma nove pontuação como a Cla faz,a ju faz,e elas se inspiraram em José Saramago e ,até mesmo quando o encontraram ele as insentivou ainda mais ....criar uma maneira,jeito próprio de escrever e relatar.Já repararam como elas usam pontinhos no lugar de vírgulas?Muitos Pontos de exclamação !!!!! como também de interrogação????Aqui em casa ela tem o apelido da gatota de pontinhos,pois coloca pontinhos em tudo....(Depois continuo,pois o grande Barão acabou de chegar na empresa e me chamou!!!

Anônimo disse...

Continuando.....Clarissa nasceu na Inglaterra,mas escolheeu um país (Brasil ) para viver.Ela é uma menina muito linda,inteligente e meiga,amiga,fiel,acho que todos ja falaram sobre isso,entao vamos ver curiosidades dela......ela adora dias chuvosos,com muita tempestade,aqueles dias que tem raios cortando o ceu e trovao,gosta de numeros impares adora ficar com numeração impar,come a sobremesa antes do almoço,se comer depois ela paassa mal.nunca usa roupas indecentes,esta sempre na moda e com roupas sobrias e equilibradas como deve ser as roupas de uma princesa,tem 1,79 de altura,com um corpo sem celulite,inacreditavel,mas é....nao come frituras doces e etc,é vegetariana,defende os animais,ama coca cola,bebe uma vez ou outra,adora vinhos,mas se beber um dedo,fica tocando as pernas,ela ama a sua familia demais,costuma dar a vida por todos,dirige a casa como se fosse um general,acorda sempre as 5hs e começa a dar as ordens,em casa ,na fazenda depois acorda todo mundo e anota a rotiuna de todos,nesse momento minha mae onde estiver,ela nos ve(camera )ela é uma menina de ouro!Uma vez ela começou a desenhar joias e O meu pai fez a vontade dela de ver as joias prontas de verdade,logo ela ,Barabara e Ju,possuem uma joalheria bem chique e cara!!!Com quinze anos o meu pai se ausentou dos negocios e adivinha quem dirigiu tudo com mao de ferro,transmitindo cada desejo do meu pai???sim era a Cla,ser a filha mais nova do barao traz vantagens e muito trabalho também.Mas ela nunca se aproveitou disso,tanto é que seu quarto sempre foi o menor da casa e ela nunca reclamou,hoje seu quarto cresceu e muito,pois meu pai fez um lindo quarto para elaeela aida nao viu e nem aproveitou.Sua cor favorita é azul,seu quarto é todo azul,aposto que pensaram que seria rosa,mas nao....

Anônimo disse...

"Ela é o ponto de equilibrio....um porto seguro de todos...."
da irmã que te ama e admira

Eleonora

Anônimo disse...

Nossa, João,vc contou quase tudo sobre a nossa general.....tenho certeza que ela não irá gostar....vc esqueceu de dizer que ela fez dois astros de Hollywood se apaixonarem por ela.....e alguns do Brasil....ela é a musa de muitos!!!!!!

do irmão Pedro

Anônimo disse...

Vcs ,Pedro e João,são dois fofoqueiros de plantão,aposto que quando todos souberem que os gêmeos H,vivem extrapolando a vida dos outros vcs dois irão ver!Aproveito e convido a todos que queiram dar uma ajudazinha a Clarissa, que está na berlinda,quem tem algo para falar desses dois chatos???Habilitem-se!!!!
Concordo com a Eleonora,ela é um ponto de equilíbrio familiar.......dos amigos e primos também!!
Te adoro,minha querida prima...
beijos da sua prima

Ana Luiza

P.S. Obrigada,escritor por mais essa homenagem,ela merece e é digna de tudo isso e muito mais!!!

Anônimo disse...

Clarissa,me desculpe...seu conto é lindo,não tenho palvras que traduzem o quanto eu te amo.Meu amigo Flavio,amei ela merece....tudo de bom e, principalmente o respeito de todos! Aproveito aqui seu blog,para dizer que o joão ronca a beça e o Pedro ,além de chato é bobo,ou esqueci que o apelido do João é bobo....quem souber mais alguma coisa.....venha....

da prima que te adora Maria Thereza(irmã da Julianna) e, por falar, a Aninha também é irmã da Juju beijos a todos e um beijo grande para o escritor...

Anônimo disse...

Estou aqui apenas para dizer que eu te amo,admiro e que vc é especial e, minha opinião é igual de todos... beijos do seu irmão Diogo


Obrigado por homenagea-la!!!prometo voltar...Diogo

Anônimo disse...

falar da Clarissa é muito complicado,mas vou dizer apenas uma que talvez consiga,como a Maria Thereza falou,traduzir o que vc é.....


"FANTÁSTICA"
Vc é uma menina de ouro,ou melhor a nossa menina de ouro!!!O astro de Hollywood é J.R.M. já descobriram?Ou melhor contar que dispensou muitos,pois o pai dela disse que eles nao a fariam feliz,pois nao tinham trono e não sucediam alguém....O outro astro deixo na imaginação de vcs,os do Brasil Também!

Priminhos,João e Pedro estou do lado de vcs....ela merece os depoimentos de vcs,continuem que eu ajudo....beijos e, prima te adoro e sei que vc não vai se importar....Quanto a vc ,Flavio estou esperando o da familia toda e ,te garanto que posso te ajudar na descrição de todos,aproveito e te dou parabéns.

da prima que te ama
Marianna (também sou irmã da JU)

Anônimo disse...

" Ela é dura e fria" como deve ser uma pessoa que tem as incumbências que ela tem.Mas no bom sentido,no sentido de dirigir e coordenar algo,lembram de Elizabeth( o filme)?? Ela é assim!!!e VCs,deixam de falar da vida alheia(Pedro,Mary e João)e para vc escritor,deixo aqui resgistrado que gostei do que li,agora só falta vc colocar o que minha irmã escreveu.
beijos a todos Maria Gabriela(irmã da Juju e das três que estão aí em cima)

Anônimo disse...

Nem sei o que dizer....mas que ela merece, a isso merece....Lembro-me nos desfiles do Sao paulo fashion week, que um grande ator deu em cima dela e depois um modelo...e ela se livrou deles com muita classe....disse que ela era uma moça de familia e que nao beijava qualquer um.....no outro dia o jet set ( os socialites)todo estava sabendo!!!!!!e todos que a admiram deram os parabéns a ela....inclusive eu!!!!
A palvra que traduz o que ela é .....FOFA.....muito FOFA....
agradeço o ponto de encontro e o conto ao grande amigo Flavio e deixo aqui um grande beijo a todos da familia que estao aí em cima e um grande beijo a você prima querida....te adoro

da prima Maria Pia(irmã da Ju)

Flávio Nunes. disse...

Olá João, Eleonora, Pedro, Ana Luiza, Maria Thereza, Diogo, Marianna, Maria Gabriela e Maria Pia;

Primeiramente, gostaria de desculpar-me, coletivamente, pela ausência e falta de atenção que infelizmente deixei transparecer com a minha não correpondência de tamanho carinho por parte de todos!

Nos últimos dias estive muitíssimo ocupado e ainda tem o meu Notebook que não está funcionando (Continuo escrevendo do computador de um amigo)!

Gostaria de agradecer a cada um pelas belas palavras que aqui deixaram para a tão querida e admirada Clarissa, prima e irmã de vocês! A cada dia tenho mais certeza do amor que cada um possui um pelo outro e após suas palavras, posso afirmar que a Cla é, sem dúvida alguma é muito querida e ainda, é uma peça-chave fundamental desse mosaico que vocês fazem parte, chamado família!

Desculpem-me a indelicadeza por não respondê-los individualmente, mas creio que este é apenas um pequenido detalhe, frente a gradeza da homenagem que fizeram a Cla e o carinho que disferiram a mim e ao meu Blog!

Sintam-se todos abraçados e acolhidos neste meu humilde recanto! É simples e modesto, mas tal qual o coração de mãe, sempre tem espaço para mais um..rs..

As portas estarão sempre abertas... voltem quando puderem e quiserem..rs..

Do amigo de hoje e sempre,

Flávio Nunes.

Anônimo disse...

"....tudo que Deus criou pensando em você...fez a Via Láctea ....fez os dinossauros...."


Eu te amo!!!

Beijos do primo Pedro(nariz de pipoca)irmão da JUlianna

Flávio Nunes. disse...

Olá Pedro,
Obrigado pelo comentário! Vê-se que o Amor ronda suas veias!!!!
Abração amigo,
Flávio Nunes.

PS: Gostaria de esclarecer algo aos leitores; o techo da música do Djavan e o "Eu te amo" são direcionados à Clarissa, prima do Pedro, e cujo texto foi escrito e dedicado!..rs..

Anônimo disse...

Olá,querido escritor,você nem precisava esclarecer isso,pois quase tudo aqui é direcionado a nossa prima querida,e tenho a certeza que meu maninho aí em cima falou tudo para ela,pois ela (a Clarissa é o grande amor dele)(um amor nao correspondido,pois a Cla não o ama). Bem nem sei o que dizer dela,mas concordo com tudo aí,fofa,dura fria,linda,maravilhosa,inteligente,porto seguro,amiga fiel,prima querida,neta querida,sobrinha querida,encantadora.....e tudo mais....gostei do conto,deu para reparar que vc será um bom escritor,daqueles momentos excessivamente humanos..prometo que voltarei assim que a Juju melhorar....beijos da mais nova amiga Carolina(isso mesmo o meu primeiro nome é igual da Cla)sou irmã da juju

P.S. meu irmão é macho!!!!!(brincadeirinha)Mandarei ele aparecer para esclarecer!!!!
Um beijo ,Clarissa,minha prima -xará,lembre-se de que eu também te amo e te adoro...seu conto é delicioso....beijos Carolina
Um abraço ,meu escritor!!!!!
Cla,
A sua professora Erica (vai aparecer para deixar um recadinho,assim que puder,pois está entrando de ferias e vindo para a nossa casa,ajudar a Ju...beijos a todos aí de cima!!!!

Flávio Nunes. disse...

Olá Carolina,
Que grande prazer receber também um comentário seu aqui no Blog!
Preciso dizer que neste momento este é o texto mais comentado e está em segundo lugar na lista dos mais vistos no Blog!
Obrigado pelo elogio e fiquei, mesmo que modestamente, enrubrecido com o "gostei do conto, deu para reparar que você será um bom escritor, daqueles momentos excessivamente humanos..."!
Com relação ao Pedro, sei que ele é macho e acredito no amor dele é sincero e puro! Isso é muito bonito!
Aguardo agora o comentário da Erica!..rs.. Que maravilhar contribuir para organizar num só lugar, as palavras de carinho, atenção, cumplicidade,.. de uma familia tão bela!
Tenha um ótimo dia minha nova amiga!
Abração,
Flávio Nunes.
PS: Como está a Ju? Peça para o Miguel escrever-me lá no "O Livreiro"! Desde já, agradeço a atenção!

Anônimo disse...

Querida Clarissa.....

"tudo o que Deus criou pensando em você fez a Via Lactea......fez os Dinossauros....."

Eu te amo!!!!
Beijos do primo que te ama e te adora
Pedro,(Pedroca Nariz de Pipoca)


Flavio,Agora melhorou!? abraços pedro(irmão da Ju) agora nao tem enganos!

Anônimo disse...

Querido escritor,na proxima semana ,meus irmãos-Fabio,Eduardo,Alexandre,Gabriel,Daniel e Rebecca irão escrever tambem aqui,assim que alguns chegarem aqui no Brasil e outros tiverem um tempinho;sem falar que ainda tem a professora Erica e mais alguns outros primos,viu como minha familia também é grande?????nao entendi,se este texto é o mais comentado,logo ele é o mais visto...mas deixa para lá,o importante é a homenagem que vc fez para a minha prima e que se tornará inesquecível....voltei só para te deixar avisado,para que vc também nao se assuste.
Um abraço e andei lendo novamente o conto e depois volto para comentar alguns textos que gostei
um beijo da mais nova admiradora e seguidora

Carolina(irmã da JUju e prima da Clarissa

Anônimo disse...

Querida prima,você é muito....

GOSTOOOOOOOOOOOOOOOOOSA e BOAZUDA,mas que pena,você é minha prima!
Agora continuo achando...mesmo você sendo a minha prima. Sei que continuará dizendo que sou podre e que meus pensamentos são todos sujos.....quero que todos que acham que ela é isso tudo que escrevam,ou só eu tenho coragem?

GOSTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOSA e BOAZUDAAAAAA!!!!!

Do primo que te adora

Gabriel(irmão da Ju)

Anônimo disse...

"Ela é uma menina linda ,adorável,discreta,elegante,bonita,sorridente,não se mete em escândalos e é descrita por todos como um ponto de equilíbrio....."(retirei do conto da Juju,mas é o que acho)
beijos da amiga que sente a sua falta e adora as noites que você vem para conversar,assistir a filmes ......
Becky Ael.

Anônimo disse...

"Ela é arrasadora inumanamente linda....seu rosto,não se espera ver a não ser nas páginas de uma revista de moda ou pintado por um antigo mestre,como a face de um anjo....."(retirado também do conto(intertextual ) da JUJU).
Estou com saudades,muitas saudades....conheci seu quarto(primeiro que você) ele é lindo....todo azul.....Sinto-me honrada em ser amiga da Cla,adoro quando ela vai para minha casa (em São Paulo)e tudo muda de figura....inclusive papai que é tão regrado.....muda,mas muda mesmo ,que às vezes até nos assustamos,com sua alegria e participação nas brincadeiras e jogos,até ele vai dormir tarde....
Quero que saiba que te adoramos e que você sempre será a minha melhor amiga(uma delas,pois nao posso deixar a Juju).Usamos os vestidos e as jóias que você desenhou para o aniversário do papai(todos viram e adoraram,falaram que estávamos muito elegantes)Obrigada te adoro e muitos beijos

Cindy Ael.
P.s.os dois contos estão lindos!!Parabéns aos dois(Flávio e Juju)e |Cla você merece.

Anônimo disse...

"Ela,a Clarissa,conquista a todos com sua elegância,discrição e porte!!Linda,linda,linda...."


Uma grande amiga como você merece toda a nossa ternura e carinho....
beijos

Rê Ael.

Anônimo disse...

Querida Cla,sei que se o meu pai quisesse ter mais uma filha,tenho a mais absoluta certeza que seria você,pois papai te adora demais.E como a Cindy falou você é nossa melhor amiga e,repare que apesar da faixa etária ser outra(eu,ela Danny e Becky sermos mais velhas) consideramos você a nossa melhor amiga,pois és aquela que vem,que inventa jogos e brincadeiras,que ganhas bbronca do papai e nunca o desrespeitou e sempre acatou as suas decisões com muito amor!!!!Esta sempre dando a sua opinião verdadeira a respeito do que papai ou a minha mãe pergunta a você....sempre lembra de telefonar ,de parabenizar, sempre está pronta a aprender....e com muita humildade.realmente você é muito especial....

Que Deus te proteja sempre

Muitos beijos

Patty Ael.

P.S. Reparou como a Rê falou pouco????Estranho??? Mas aguarde que ela está escrevendo um depoimento grande e lindo,contando das viagens a Disney,das viagens de verão,das de inverno e da de volta ao mundo.....e muito mais.....

Flávio Nunes. disse...

Olá Pedro,
Realmente, agora o seu texto ficou "bem melhor"..rs.. Brincadeiras à parte, fique à vontade para manifestar todo o seu amor pela Clarissa (OBS: Se ela deixar é claro..rs..)!
Abração meu amigo,
Flávio Nunes.

Flávio Nunes. disse...

Olá Carolina,
Obrigado por mais este comentário e por avisar que minha receberei mais comentários..rs.. Não vou me assustar, pelo menos eu acho..rs.. Adoro cada mensagem que chega, as leio com carinho e tento respondê-las com toda atenção! É o mínimo que posso fazer!
Abração minha amiga,
Flávio Nunes.

Flávio Nunes. disse...

Olá Gabriel,
A Clarissa já sabe deste comentário?..rs.. Eu não a conheço pessoalmente, por isso não posso nem concordar nem discordar de você..rs.. Parabens pela coragem!!!!!!
Tenha um ótimo dia,
Abração,
Flávio Nunes.

Flávio Nunes. disse...

Olá Becky, Cindy, Rê e Patty,
Primeiramente gostaria de desculpar-me pela resposta coletiva..rs.. Não é em nenhuma hipótese uma desconsideração da minha parte, entretanto é o desejo de manifestar carinho e atenção, num intervalo reduzido de tempo..rs.. Desejo que compreendam!
Adorei os trechos retirados do conto da Julianna; conto este que desejo ler e publicar aqui no Blog! Continuo aguardando-o!
Fico sempre admirado com tamanho carinho e afeto, expressados por todos quantos por aqui passam! Sinto-me lisonjeado por tudo isto!
Abração apertado para todas!
Do mais novo amigo,
Flávio Nunes.

1 PS: Aguardo o depoimento "grande e lindo" da Rê..rs..
2 PS: Aguardo também, e novamente, a visita de todas! As portas permanecerão sempre abertas..rs..

Anônimo disse...

Olá,minha filha branca como a neve,aqui quem escreve é a sua mãe preta Júlia,que te ama e sente a sua falta.Esta casa sem voc~e está muito triste....e acabamos todas nósficando tristes também.Esperamos você para o Natal,prometo fazer uma ceia vegetariana e prometo também que você não vai ver os corpos dos frangos,perus e leitões assados que tanto te faz sofrer...O miguelzinho leu a historia para mim e leu a historia da Juju e gostei das duas.
Você é uma filha maravilhosa,volte logo e muitos beijos
da sua mãe preta
Júlia
as meninas da cozinha estão lendo as histórias e mandam beijos e depois com a ajuda da carol escreverão aqui,quem escreveu para mim foi a Margarida(copeira 1)

Anônimo disse...

Querido escritor,até que enfim você apareceu e se pronunciou,eu já estava achando que você havia abandonado seu blog,mas lendo outras historias e textos,descobri que você estava por ali....somente interessado em um texto,mas tudo bem,não vou causar polêmica....mas gosto de igualdade em tudo!!!!Mostrei a historia para as empregadas a sua e a da minha irmã e elas adoraram,inclusive a Júlia(mãe de criação da Cla)fez questão de escrever....outras meninas virão e lembre-se da igualdade e direito de respostas.....abraços fraternos
da Carolina(irmã da Juju)

Flávio Nunes. disse...

Olá Júlia,
É com grande alegria que recebi sua mensagem!
Fiquei emocionado ao sentir aqui, no texto e dentro do meu peito, a sua sensibilidade e o amor com que trata sua filha "branca como a neve"! Que lindo isso!
Agradeça particularmente ao Miguel e à Margarida por proporcionar-me tamanha felicidade neste dia!
Mais uma vez obrigado pela sua participação aqui no Blog e neste espaço que tornou-se tão especial para a Clarissa e toda a família!
Abração do mais novo amigo,
Flávio Nunes.
1 PS: Ainda preciso ler o conto da Julianna..rs.. Estou cada vez mais curioso..rs..
2 PS: Aguardo os outros comentários com muita ansiedade!!!!..rs..

Flávio Nunes. disse...

Olá Carolina,
Desculpe-me pela demora em responder os comentários! Vida corrida... muito corrida...rs... Mas sempre há espaço e tempo para os amigos! Tardo, mas não falho..rs..
Tento tratar todos os amigos e textos de igual maneira, desculpe-me se meus atos e atitudes tenha feito-lhe perceber algo diferente!
Fico duplamente feliz: 1) Por você não desejar causar polêmica..rs..; e 2) Por gostar da igualdade em tudo (Também penso dessa maneira..rs..)!
A mensagem da Júlia foi maravilhosa! Adorei lê-la e sentir o tamanho do amor que sente pela Clarissa! Simplesmente fantástico! Aguardo agora a mensagem das outras meninas!
Abração minha amiga,
Flávio Nunes.
PS: Não me esquecerei da igualdade e direito de respostas..rs.. Obrigado pela atenção e carinho!

Anônimo disse...

Querida Clarissa,todos estão com muitas saudades de você,esses dias sem você está deixando esta casa triste,pois o Barão está cada dia mais carrancudo e dificil de lidar,reclama de tudo,principalmente dos meninos(jayminho,pedrinho e jaojao)Ciça continua com a doença do sono,dorme e dorme que nunca conseguimos arrumar seu quarto e por aí vai ,sao tantas as novidades que estou com medo do Barão passar mal,as duas historias sao lindas ontem ouvimos a Carolina lendo a historia e adoramos,esta é a primeira vez que escrevemos num blog.Bem acho que cada uma das meninas da cozinha deixará seu recado.
Muitos beijos da
silvinha (governança)

Flávio Nunes. disse...

Olá Silvinha,
Agradeço profundamente a sua participação aqui no Blog! É com muita alegria que recebo seu comentário! Agora, aguardo os comentários das outras meninas!
Agradeça à Carolina por ler a história! Vejo que ela realmente gostou..rs..
Tenha um ótimo fim de semana!
Abração,
Flávio Nunes.

Anônimo disse...

Olá a todos que aqui passaram e deixaram recadinhos para a nossa lindinha.Falar dela é muito simples é uma menina muito simples,mesmo sendo herdeira de muitas fazendas,laboratorios,companhias e etc...que nao vou ficar contando,como os meninos fizeram,pois ela adora ser discreta,o seu maior luxo é uma salada de manga,pessego rucula e tomate cereja,à noite um suco de pessego,nunca pede nada sempre vai pegar ou preparar,aí nós nao deixamos,fazemos para ela....é a mais simples de todas,pois nao tem nariz em pé como a Barbara e a Isy(alguém se lembra do filme As Branquelas?pois as duas parecem aquelas duas ricaças metidas e muito chatas e engraçadas),está sempre pronta para ajudar a todas nós e ,é por isso que ela é a nossa queridinha e Lindinha,lembra de todos os aniversarios das empregadas e quando tiramos ferias prepara um roteiro de viagem daqueles com direito a guia ,com tudo especial,ano passado pagou o cruzeiro do Roberto carlos para todas nós,comprou roupas para as diversas ocasioes no navio,eu mesma fui com vestidos emprestados caresimos de costureiros famosos,pois queria arranjar um cara rico para ser meu namorado,logico que nao arrumei,mas me diverti muito e andei com roupas que jamais poderia imaginar que um dia usaria,ainda por cima esqueci a bolsa de 47 mil dolares da Isy no restaurante e quase morri procurando-a a minha sorte que quando esqueci eu estava na mesa do capitão,mas que susto!Além de virar piada,virou conto da Cla e da Juju ,lógico que aumentaram um pouco as coisas que aprontei,o caso da bolsa,o beijo no Rei,e o charme que joguei para o capitão,as mentirinhas que contei dizendo que eu era muito rica e que a Cla ,Barbara, a Isy e a Juju eram as minhas empregadas,elas se comportavam como empregadas,foi tão engraçado .que quero repetir a dose meu nome será barbara ou isy(isadora)quero ser metida como elas!logicamente tirando a cla e a juju que nao sao metidas!!
Querido Flavio,é só você pedir o conto para a cla que ela te dá e tenho certeza que você se divertirá e muito lendo.o seu conto é lindo e o da juju tambem,obrigada por tamanha demonstração de carinho com a nossa Lindinha,ela merece.agora depois de ler o que todos escreveram pude perceber que o william (irmão da cla) nao escreveu,só falta ele!antes de colocar meu comentario pedi para aCarolina corrigir...muitos beijos do pessoal da cozinha,das copeiras,arrumadeiras,passadeiras,governança, governança de final de semana,motoristas e seguranças,mas cada um virá escrever prepare-se
um beijo e um abraço apertado
da Catarina(governança fds são Paulo)

Flávio Nunes. disse...

Olá Catarina,
Esta é uma experiência singular em minha vida! Jamais pensei que meu Blog, e um texto meu, pudesse repercurtir tanto..rs.. Bom, o mérito não é só meu, mas da Clarissa também é claro!!!! Sem o "desafio" nada disso teria ocorrido!
Impressiono-me com cada novo comentário! E, em cada um, conheço um pouco mais a Clarissa irmã, a Clarissa Prima, a Clarissa Empreendedora, a Clarissa prendada,..rs.. enfim, todo o universos que gira ao seu redor! Entretanto, tudo até o momento está como envolto em brumas, pois não a conheço pessoalmente! Quem sabe um dia?!..rs..
Respeito meus amigos, suas opiniões, diretrizes, maneirismos,etc... e não sou capaz de dar um só passo sem o consentimento do outro. Neste caso "o outro", é a Clarissa!
Percebo também que a Carolina, assim como o Miguel (Um pouco sumido ultmamente), tem ajudado bastante neste enlace de amizades sinceras e demonstrações explícitas de amor e carinho!
Obrigado a você e a todos que até agora já passaram por aqui! Continuo aguardando os outros comentários!..rs..
Tenha uma ótima semana!
Abração,
Flávio Nunes.

Anônimo disse...

Olá Flavio,sou a Isadora,a irmã da Cla,amei este ponto de encontro,realmente você está conseguindo reunir toda a minha familia,ou melhor quase toda,pois papai nunca iria escrever,aliás ele nem sabe....mas é porque é uma pessoa "sui generis"que quando você conhecer irá até se assustar,mas depois do susto,ele é lindo e fofinho....Amei o relato da Catarina,ele é verdadeiro e muito engraçado,pois ela sempre me chama de metida ou irmã wilson(aquela do filme As Branquelas)mas tudo bem,eu e a Barbara já nos acostumamos,agora pense comigo,aqui em casa segue o serviço inglês e francês,logo tem muita gente para trabalhar,além da casa ser enorme,muitas salas e salões e muitos quartos,tambem muitas roupas a serem lavadas e passadas,logo precisamos de um exército de empregadas...as refeições são servidas à francesa,o que ocupa uma copeira para cada integrante da familia(você irá ver),o pessoal da governança é o que trabalha fora de hora(bem tarde da noite ou nos finais de semana)logo se eu não der trabalho a elas,elas irão ser demitidas por nao trabalharem!!!E além do mais, elas ganham muito bem,muito mais do que você pode imaginar!!Só fiz esta explicação para não deixar a Catarina sem respostas....Mas o que quero mesmo é contar do Cruzeiro,realmente imitou-me em tudo ,no modo de andar ,nos gestos,no modo de falar,pois sou francesa e falo arrastado ,vez em quando....logo no inicio fez amizades com o capitão do Cruzeiro....e fazia questão de que eu,a Barbara e a Cla sentássemos na sua mesa,como o cardápio era variado e ela se confundia....ela na maior cara de pau, falava para gente que queria ver se a educação que ela nos deu a gente aprendeu mesmo...ela falava:-"Meninas vocês sabem com qual talher se come esta comida??Mostre-me para eu ver se vocês aprenderam realmente"....,aí noós três mostrávamos os talheres a serem utilizados...e ainda exclamva:-"Misericórdia!!!Não é que vocês aprenderam mesmo!!!!"Usava as minha interjeiçôes todas!!!!!Eu ria muito...à noite fomos nadar e ela perdeu o aplique do seu cabelo,olha Flávio só sei que nos divertimos muito!!!!Quando ela viu o Rei e ele nos viu ,ele sabia que nós é que éramos as madames e ele se divertiu demais com a Catarina,dançou com ela,tratou com carinho e muita admiração,ele frequenta a minha casa,logo ele reconheceu cada empregada do Cruzeiro,mas para não haver preconceito falamos para elas não dizerem que eram domésticas,mas a Catarina virou história e conto....ela aprontou demais!!!! E este ano tem mais!!! Aí que vamos ver,já disse que se chamará Isadora e Isy para os íntimos....daí você já pode imaginar o resto todo ,que a Cla te contará!!!!
Muitos beijos,tenha Um feliz Natal e um Ano Novo repleto de sucessos!!!!
Da mais nova amiga

Isy

P.S. As meninas e todos que disseram que escreveriam estão ocupadas,prometemos escrever depois ....

Flávio Nunes. disse...

Olá Isadora,
Desculpa lhe responder só agora, mas como todos já sabem, eu tardo mas não falho!..rs..
Prazer em conhecê-la! Fico feliz que você gostou, ou melhor, "amou" este ponto de encontro..rs.. Tudo está sendo construído em conjunto, cada um vem lê o texto, e posta um comentário! Está sendo gratificante conhecer tantas pessoas e a Cla, de uma maneira especial! Quanto ao seu pai, quem sabe um dia ele também "comova-se" e deixe sua declaração de amor à filha tão querida, ou seja, a Clarissa!
Espero um dia conhecer todos vocês que vem tratando meu Blog e meus textos com tanto carinho e atenção! Acho que a internet é um ótimo ponto de encontro e simplifica muito a comunicação inter-pessoal, mas nada como o contato olho no olho para fazer os sentimentos e emoções flutuarem e "oscilarem" numa frequência especial! Explicarei esta última parte; o que quero dizer que quando criamos amizades a proximidade física é sempre mais forte que a tela de um computador, ou seja, olhar nos olhos, ouvir o timbre de voz, etc, gera uma memória e isto, quando realizado, nunca mais sai de nossas cabeças! Nunca nos esquecemos dos verdadeiros amigos e nem de momentos especiais!
Quanto à Catarina, ela parece uma pessoa com um humor muito peculiar..rs.. Eu também adorei o relato dela, ainda mais agora com a sua complementação!..rs.. Pareceu-me uma aventura e tanto!..rs.. Imaginei toda a cena e um filme passou pela minha cabeça..rs.. Muito bonito perceber esta ligação entre vocês e os funcionários! Isso é algo sem igual! Gostaria de ler o conto que descreve esta ocasião! E se este ano tem mais, talvez venha mais um conto por aí..rs..
Gostaria de desejar-lhe (E a todos) um FELIZ NATAL (Que ainda está em tempo..rs..) e um ótimo ANO NOVO! Que 2011 seja ainda melhor para todos nós!
Um forte abraço do mais novo amigo,
Flávio Nunes.

1 P.S.: Aguardo os comentários das "meninas"!
2 P.S.: Manda um abraço e um beijo especial para a Ju! Continuo em orações por ela!
3 P.S.: Fala para a Cla escrever, ela deve estar ocupada, mas estou com saudades dos deus comentários!..rs..

Anônimo disse...

A Clarissa é uma "It Girl"!!!!


Beijos


do seu irmão


William
P.S: os dois contos sao legais,todos dois realçam uma faceta diferente dela!parabéns ao escritor Flávio e a July.

Flávio Nunes. disse...

Olá William,
Já estava com saudades dos comentários aqui no Post!..rs..
Esta é a postagem mais comentada e está entre uma das mais vistas do Blog!!!!
Obrigado pela sua atenção e pelo seu carinho com a Clarissa!
Tenha um ótimo fim de semana!
Abração,
Flávio Nunes.
PS: Ainda não li o conto da Ju! Até agora ninguém me enviou..rs.. Continuo aguardando!!!..rs..

Anônimo disse...

Sou Fábio,irmão da julianna,há muito queria ter comentado ,como todos fizeram,mas não tive um tempo adequado para tal.Agora que ,neste momento,estou fazendo companhia para a minha querida prima Clarissa,que nos deu um susto tão grande ,tendo que ficar internada por causa de um cara otário,ela acabou de dizer que não foi por ele,está na minha frente ouvindo i say a little prayer for you cantada por Emily Williams e diana king,resolvi comentar,ainda não li o conto da minha irmã,mas quem leu ao final tem aquela magnifica surpresa,descobrem que a clarissa ......não vou dizer,tem que ler e,não sou eu que estragará a surpresa!Eu sei o final,porque minha irmã Anna luiza me contou.acabei de ler os comentários sobre ela,e agora o que dizer??Não sei,pois todos já falaram quase tudo a respeito da Cla e o que vou dizer é o que todos já sabem...que eu amo,que tenho um grande carinho por ela,que eu a admiro imensamente,pela sua beleza de alma (gabriel meu irmão acabou de chegar aqui e disse para colocar de corpo também)entao,por ser uma bela garota,ajuizada,amiga,fiel,responsável e etc...tenho orgulho de ser seu primo e de poder conviver com você.Saiba que você é muito especial e sei que as pessoas especiais são incriveis,e você é uma gata incrivel.
Acabei de ler o conto do dono do blog,o Flávio, ele ressalta uma das qualidades de minha querida priminha,a elegância...sim,ela é muito elegante,no modo de vestir como também nas ações,nos seus atos e gestos,na sua maneira de ser e de pensar.Você conseguiu retratá-la muito bem.Gostaria de ressaltar que concordo com todos daí de cima,cada um descreveu uma faceta desta prima amada e adorada por todos.
Agradeço a oportunidade de comentar e o ponto de encontro da familia e pelos incriveis textos que andei lendo.
Abraços para você ,minha quaerida prima e abraços para você escritor e parabńes,por juntar tanta gente da familia e descobrir as facetas da Cla
Fábio

Flávio Nunes. disse...

Olá Fábio,
Todos estão deixando-me apreensivo e extremamente, não, excessivamente curioso..rs.. em comentar sobre o conto e até agora, acho que só eu não li..rs.. Mas tudo bem, sei esperar!!!!!
Sobre o seu comentário, o que dizer, senão o que disse a muito aí em cima: Obrigado por fazer-me conhecer mais a Cla e descobrir que trata-se de uma pessoa muito querida e amada por todos! Isto é um dom sem igual! Ela realmente é uma estrela que irradia a vida de todos!
Agradeço a sua presença aqui no Blog, que por motivos desconhecidos por mim, tornou-se o ponto de encontro de toda a família... Acho isso magnífico!!!!
Mande um abraço para a Cla, Gabriel e companhia..rs..
Abração meu amigo.... escreva sempre que puder!!!
Flávio Nunes.
PS: Estou escutando I Say a Little Prayer for You..rs.. só para entrar no clima..rs..

Anônimo disse...

Hoje estou feliz!!!!Muito feliz....o grande amor de minha vida(CLARISSA) está em casa e melhorandp muito!!!Hhoje tem até missa em ação de graças....Agora preciso de um grande milagre a minha JULIANNA está em coma,rezaremos para ela melhorar....Estou emocionado,poder ver a minha prima andando pela casa,deixou-me muito feliz!!Eu ainda te amo....Quando tenho saudades sempre venho aqui,para ler e reler tudo e matar essa saudade que corrói o meu peito...Você está linda!beijos Pedro(pedroca nariz de pipoca)

Flávio Nunes. disse...

Olá Pedro,
Primeiramente desculpa demorar para responder a sua mensagem... tenho muita coisa para fazer ultimamente!!!!!
Obrigado por compartilhar a sua felicidade e dar notícias da Clarissa! Grande iniciativa celebrar uma missa em ação de graças por ela e pela recuperação da Julianna!
É bom saber que este cantinho se tornou um porto seguro para você meu amigo! Um lugar para matar as saudades, um lugar para sentir a presença daquela que você ama!
Tenha uma ótima semana meu amigo!
Abração,
Flávio Nunes.

Anônimo disse...

Meu nome é Severino,José Severino da Silva,tenho 75 anos e há 50 anos trabalho para esta família,sou mordomo por opção,meus pais trabalhavam aqui quando eu nasci,não conheço outro lugar.Sou casado tenho 4 filhos,que graças a Deus,estão encaminhados na vida,todos puderam estudar,se casaram e todos trabalham nas empresas do Barão,meus netos estudam na escola da fazenda e, pelo visto ,muito em breve encaminhados.Tudo graças a Baronesa Silvia que ajuda todos os empregados.Tenho casa própria,já estou aposentado há alguns anos e não pretendo largar esta família que me acolheu com todo amor,dignidade e respeito;vou trabalhando até quando Deus quiser!Mas hoje estou aqui para falar da minha menina,ela é meiga,inteligente,esperta,rápida,amiga de todos, responsável e alegre.Algumas vezes quando ela sorri,parece que eu escuto as gargalhadas da Baronesa(não a D. Silvia,mas a antiga)tempos bons que já não voltam mais,só voltam apenas na lembrança dos que puderam desfrutar da companhia dela,Clarissa lembra muito as avós.Somente nesta semana que eu pude ler o conto que você fez para ela,é uma história muito bonita e elegante como é a minha lindinha.Quero que todos saibam que ela é de uma doçura encantadora.Nao tenho mais nada para falar,apenas agradecer ao escritor por eternizar a nossa menina em um conto.
Abraços do José e de minha esposa Maria

Anônimo disse...

Meu nome é Maria das Graças da Silva,sou esposa do José,e eu gostaria de dizer que lia sua história e achei muito bonita.Quero convidá-lo para vir aqui ouvir as histórias e quem sabe escrevê-las,aqui tem todo o tipo de histórias.
Falar da lindinha é uma honra para mim,ela é tudo isso que todos falaram e muito mais.
Agradecida por poder participar deste momento
Maria das Graças

Flávio Nunes. disse...

Olá Sr. José Severino, Olá Srª Maria das Graças,
Antes de qualquer coisa, gostaria de dizer que sinto-me honrado em receber a visita e os seus comentários.
Que casal inspirador, José e Maria! Ao ler o comentário do Sr. Severino e, atendo-me aos vossos nomes, percebi que também na vida de vocês houve um compromisso assumido por toda uma vida e que jamais deixou-se abater, apesar dos altos e baixos que sempre a vida nos proporciona.
Cativa-me a sua história e o relato de amizade e compaixão por parte da antiga Baronesa, a do belo sorriso, a da Baronesa Silvia e também da querida Clarissa!
Desejo contar aqui, que nossa amizade começou de maneira inusitada, assim como a amizade com a minha outra querida amiga Juju. Daí veio os contatos com Miguel, Ciça,...rs... É uma família grande e certamente, cheia de histórias!
Fico muito feliz em saber que tanto o Senhor, quanto a sua esposa, Srª Maria, gostaram do conto e o acharam bonito!
Caríssima Maria, obrigado pelo convite de ir até aí ouvir as histórias, que com certeza darão inúmeros contos, crônicas, etc, etc, etc... Não desejo colocar a "carroça na frente" dos bois e por isso certamente farei uma visita, mas no momento certo! Por hora sinto-me honrado e com o coração transbordando de alegria pelo convite e, principalmente pelos comentários!
Tenham um ótimo final de semana!
Abração apertado,
Flávio Nunes.

Anônimo disse...

Querido Flávio,voltei! Estou muito feliz de poder vir aqui e deixar meus comentarios; hoje com mais calma ,eu pude ler os comentários dos meninos(irmãos da Clarissa) e também dos comentários dos filhos de D.Isabelle(mãe da Juju),cada um falou um pouco da "menina dos olhos do Barão",e tudo o que falaram é verdade,ela é uma moça apaixonante,linda,elegante como foram todas as baronesas(só eu conheci as 2 últimas e a atual, D.Silvia(mamãe da Clarissa,no total de 3)meus pais que aqui viveram conheceram as antecessoras,contaram-me muitas histórias a respeito delas...também conheci a mãe de D.Silvia que vinha sempre de Paris visitar os netos,também uma pessoa muito elegante e educada,conheci a "avó proibida" da Clarissa....Venha tomar um café com a gente(café plantado pelos escravos que aqui viveram),passar o dia,descansar ouvindo os sabiás ,sentir o perfume que exala do jardim ,venha ter inspiração para seus novos escritos,escutar as histórias ,conhecer a Grande Ala onde estão os quadros de todas as baronesas e barões que só quem é especial ,como você é,poderá ver....nas quintas-feiras a casa fica vazia,só eu e José ficamos aqui,se você precisar de silêncio para escrever,então é este o dia...darei a você a escrivaninha de frente para o grande lago,onde tem cisnes e você poderá avistá-los,mesa onde a clarissa escreve os seus lindos poemas e onde ,no passado, as baronesas escreviam,inclusive a "Proibida"...e,quem sabe,você sentirá a inspiração para escrever mais,e se tudo isso não fizer você vir....Venha provar da minha comidinha que só quem come é que sabe como é gostosa e cheia de amor,algumas pessoas dizem que depois do almoço se sentem muito bem....Bem, o convite foi feito...não posso mais ficar monopolizando a Carolina (irmã da Juju),pois é ela é que nos ajudou nos comentários anteriores e neste de agora.Falei o que queria que escrevesse e vi nascer o meu comentário,essas meninas escrevem bem...
Não posso deixar de comentar,que hoje lendo alguns textos no seu blog,tive uma surpresa que muito me emocionou,comentários da Juju,nossa que falta ela faz aqui,é a alegria da casa,vinha sempre comer os meus quitutes e trazia os irmãos e quando via estavam todos aqui,inclusive D.Isabelle e S.Jean (Pais da Juju,a D.Isabelle é irmã da D.Silvia)a casa cheia tínhamos que abrir os saloes e a festa se fazia do nada,ainda estou emocionada.Ah,outra coisa,quando o José falou dos netos,não são netos,são bisnetos que estudam aqui,na escola da fazenda,pois tenho netos que trabalham aqui.
Uma vez mais agradecida por tudo e por me deixar escrever no seu blog,estou me sentindo muito importante em saber que existem pessoas como você que não se importa com a nossa classe social e deixa um espaço onde o que importa é o comentário e não a classe....obrigada
Maria das Graças

Anônimo disse...

Clarissa:
vous êtes spécial, étonnant et merveilleux!
bisous
Jean Pierre

Flávio Nunes. disse...

Olá Maria das Graças,
Desculpa demorar para lhe responder, mas nos últimos dias estive muito atarefado no meu "mundo natural"..rs..
Agradeço enormemente o seu convite para tomar um café! Mas não sei como fazer isso, pois até hoje a Cla não me deu o endereço da sua residência! Não sei como chegar até aí. Tenho certeza que irei adorar escutar todas as histórias dessa bela família.
Agradeça à Carolina pela ajuda, pois sem ela não teria como eu ler e saber dos seus sentimentos. Ela escreve muito bem, assim como a Juju e a Clarissa. Acho que este é um dom de família, passado de geração em geração..rs..
Quanto a sentir-se importante ao escrever no meu blog, saiba que todos são muito bem vindos e principalmente você! Não me importo com classe social, religião, etnia, raça,... pois todos somos filhos de um mesmo Pai e, cada qual em sua particularidade, nasce e morre sob o mesmo sol e sobre a mesma terra. No fim, estamos em igualdade! Com perdão da expressão, "besta" é aquele que pensa que dinheiro/poder, religião e tom de pele faz alguma diferença nas relações humanas.
Por suas palavras, vejo que é um ser humano com um coração ímpar e repleto de uma beleza magnífica. Obrigado por mais esta mensagem! Venha até aqui e escreva sempre que puder e quiser. Seus comentários serão sempre muito bem-vindos!
Tenha uma ótima semana!
Abração,
Flávio Nunes.

Flávio Nunes. disse...

Olá Jean Pierre,
Merci pour votre message. Je suis sûr que Clarisse se fera un plaisir de le recevoir!
Embrasser,
Flávio Nunes.

Anônimo disse...

Votre Altesse Clarissa,

Bonjour, mon grand amour .... comment vas-tu?
Je ne peux pas vous oublier!
La lumière que tu es mon chemin.
Je t'aime, Je t'aime

de son amour éternel

Philippe de Valois

Flávio Nunes. disse...

Bonjour Philippe de Valois,
Quel bonheur de recevoir votre message.
Je suis sûr que Clarissa mérite votre affection.
Hug du Brésil,
Flávio Nunes.

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...