domingo, 7 de novembro de 2010

Filosofia do Pensamento Ecológico!

Texto escrito em 19/03/2008!


“Quanto mais o homem conhece a realidade e o mundo, tanto mais conhece a si mesmo na sua Unicidade [...]. O que chega a ser objeto do nosso conhecimento torna-se por isso mesmo parte da nossa vida”

(João Paulo II – Carta Encíclica ‘Fides et Ratio’).

Aqui se encontra resumido o sentido pelo qual cada ser humano necessita conhecer o mundo de que faz parte. As ciências humanas sem a luz de Deus nunca chegarão à verdade última de suas indagações, pois faltar-lhes-ão alguns parâmetros que as proibirão de chegar à Unidade!

Quem desejar salvar o mundo utilizando somente as ciências ou somente o que vem de Deus, não passará de um determinado ponto. Contudo, fazendo ambos trabalharem juntos, chegaremos à verdade última do mundo, aí sim conseguiremos salvá-lo.

O que todo o organismo deseja, consciente e/ou inconscientemente, direta ou indiretamente, é a (manutenção da) Vida! Evolutivamente, de forma natural, cada ser vivente harmoniza-se com o todo e isto leva-o a interagir equilibradamente, também com todos os constituintes químicos, e estes com suas estruturas básicas. Para que haja vida é preciso o conhecimento da verdade! Só conhecemos a verdade quando colocamos num mesmo plano, agindo sinergicamente, a fé e a razão!

A verdade é única para cada indivíduo. O que é único para cada indivíduo? A vida! O que é a vida? É a harmonia perfeita entre o finito e o infinito! Quando uma dessas partes perece, não há mais vida, pois o conceito da mesma perde o sentido. Por este motivo devemos desenvolver o conhecimento que leva ao equilíbrio dinâmico entre o finito e o infinito. Dessa maneira conheceremos a vida, a fim de chegar à verdade. Nesse ponto conheceremos o mundo e a nós mesmos em toda plenitude!

2 comentários:

Vitor Daniel disse...

Olá Flávio. Quando falava no pensamento ecológico como meio de mudar o atual caminho de desenvolvimento irresponsável e insustentável não pretendia tamanha profundidade filosófica. Mas sim a conscientização que leva a assunção de uma postura mais responsavel com o meio (Algo como o que penso em fazer aqui >> http://pensandoeco.blogspot.com/ que é um projeto pra logo). A despeito disso sua reflexão é muito interessante e séria, mesmo pra um ateu como eu. Abrass.

Flávio Nunes. disse...

Olá Vitor,
Primeiramente gostaria de agradecer-lhe a atenção e o comentário que fizeste aqui no Blog, mais precisamente neste tópico em particular.
Já li alguns livros a respeito do pensamento ecológico e suas novas vertentes! Tenho visto muito coisa boa surgindo por aí, e pelo o que li no seu Blog, também compartilho da idéia que "simples mudanças de atitudes podem surtir efeitos surpreendentes" e fazer uma grande diferença no mundo!
Parabéns pelo Blog e pela iniciativa! Mande um abraço para a Dona Tatá e a parabenize pela iniciativa da reciclagem!
Desejo-lhe uma excelente semana!
Abração,
Flávio Nunes.

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...