quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Ontem Encontrei Clarice!

Ontem encontrei Clarice na livraria.

Qual foi minha surpresa ao folhear um de seus livros de crônicas e ver ali parte de sua alma "borrando" os papéis! Esta última, a alma, transcrita com tinta, lágrimas, sorrisos,... e muita, muita emoção!

Acredito, assim espero, não ser presunçoso ao dizer que senti-me identificado com tais escritos, tal qual fiquei com Manoel de Barros em poesia e rimas.

Ler Clarice, ver sua alma, sentir palpável uma realidade cotidiana tão lúcida e crua, fez meu coração disparar! Num enlace repentino e prazeroso, debrucei-me sobre o livro, o apoiei sobre a bancada e fui lendo cada palavra delicadamente, apreciando-me com algo que para mim é tão familiar!

Achava, até então que estava ficando louco, por escrever textos, muitas vezes, desconexos de princípio e fim. Uma lacuna no tempo, uma fotografia transmutada em palavras, um instante onde dois seres de encontram e dialogam, um olhar perdido no passado, eis algumas das características do que escrevo; eis o que senti ao ler Clarice.

ATENÇÃO: Comente este post e concorra a um brinde especial! Para mais informações leia o texto que apresenta o Projeto Veterinários da Paz e a promoção neste link: Novidades em 2011!

10 comentários:

Thatica. disse...

Amigo,

Quero lhe desejar sinceramente, um 2011 repleto de felicidades, paz, amor, prosperidade, alegria.. e muitas bençãos pra vc, sua noiva e sua familia!

e parabéns pela profissão que escolhestes!!

beijos!

Mary Kenchian disse...

Flávio,
Quando leio Clarice é como se estivesse lendo minha alma, é um grito que não foi dado, um sentimento que não foi sentindo e esta tudo la descrito por ela como se fosse por mim.
Seus textos falam diretamente comigo, e econtrar Clarice foi encontrar-me sem ter me perdido.
Finalmente terminei de ler " A Paixao segundo GH" se voce não leu recomendo.
Beijos e tenha uma ótima semana

Flávio Nunes. disse...

Olá Thatica,
Tudo o que me desejaste, lhe desejo em dobro!
Fui ao seu Blog e já te respondi... já viu???
Tenha uma ótima semana!
Abração,
Flávio Nunes.

Flávio Nunes. disse...

Olá Mary,
Estou conhecendo Clarice um pouco mais agora! Tenho apreciado muito a sua obra literária! Não esqueci a sua recomendação para ler "A Paixão Segundo GH"..rs.. Este com ele em mãos esta semana par comprar, entretanto comprei outros dois livros de Clarice (Os que me suscitaram o texto acima). O primeiro é um conjunto de fragmentos de sua obra (Contos e Crônicas) e o outro é "A Hora da Estrela"! Este último vou deixar para ler um pouco mais adiante, pois estou lendo em paralelo um livro de Criação Literária!..rs.. E ainda tenho conciliar tudo isso com meu trabalho e noiva!..rs.. É uma trarefa e tanto..rs..
Tenha uma ótima semana minha amiga!
Abração,
Flávio Nunes.

Anônimo disse...

Olá meu amigo,

Que homenagem linda à Clarice...
Sou grande fã e admiradora dos seus escritos,é um vício...tem sempre um antes e depois de conhecê-la.
Gostaria de recomendar um blog:'Vida Íntima de Clarice',fala um pouco de tudo e pra quem ainda está tentando entender este mundo 'Clariceano',é uma ótima dica...rs. =)
( http://vidaintimadeclarice.blogspot.com/ )

Estou ansiosa para ler a biografia de Clarice por Benjamin Moser - biografia composta em cinco anos de pesquisa -,parece ser um grande livro.
Em uma entrevista Benjamin explicou o porquê de ter escrito essa obra:
"Acho que não fui eu que escolhi Clarice,ela me escolheu.É um amor que tenho por ela, simplesmente difícil de explicar.Cheguei a ficar um tempo no Brasil,mas foi sempre ela que me chamou de volta ao país.Achei uma injustiça enorme que ela não fosse mais conhecida fora do Brasil,e resolvi fazer o que podia para mudar isso.Não sou professor,não tenho nada a ver com a literatura brasileira.O que tenho é uma missão,um pouco louca,de divulgar Clarice Lispector."

Bjs,
Thaísa Figueiredo

Flávio Nunes. disse...

Olá Thaísa,
Obrigado pela presença, pelo comentário, pela indicação do Blog e por compartilhar conosco um pouco dos ditos de Benjamin Moser, Biógrafo de Clarice!
Estou descobrindo Clarice aos poucos e tenho gosto muito dos seus textos! Em muito identifico-me com seus escritos! Descobri um livro recentemente, formado por fragmentos de contos e Crônicas de Clarice, estou lendo e destilando cada palavras, linha e parágrafo! Está sendo ótimo conhecê-la um pouco mais!
Tenha uma ótima semana minha amiga!
Abração,
Flávio Nunes.

patynh@comjesus disse...

Querido Flávio Nunes,

Que grata surpresa encontrar seu blog.
Não desgrudo mais daqui..rs
E tão surpreendente quanto encontrar teu blog, foi ler este seu encontro com Clarice.
Que delicioso e grato encontro.
Desconfio seriamente que não fui eu que a encontrei,mas,ela que veio ao meu encontro.
E estou certa,também,que nunca tive o poder de ler Clarice,e sim,de ser lida por ela.

Citando Frannz Kafka:

"Queremos livros que nos afetem como um desastre. Um livro deve ser como um machado diante de um mar congelado em nós."

Este é o efeito Clarice.

Com ternura e carinho de sua mais nova leitora,
Patrícia

Flávio Nunes. disse...

Olá Paty,
Não sabes a imensa alegria que invade meu peito ao ler este comentário que fizeste! Alegria maior em saber que você "não desgrudará mais daqui"!..rs..
Encontrar Clarice foi, ou melhor, está sendo surpreendente! Estou "degustando" suas palavras, linhas, parágrafos, páginas, capítulos e livros de maneira profundamente prazerosa! Tive, em alguns momento, a sensação que descreveste (Sinto que as vezes sou lido por ela), e isto é surpreendente, magnífico!
Adorei a frase de Kafka; a publicarei aqui no Blog!..rs..
Tenha um excelente fim de semana!
Abração apertado,
Flávio Nunes.

patynh@comjesus disse...

Olá,Flávio!

Quanto a citação de Kafka,não poderia deixar de comentar que a encontrei no Blog de um amigo muito querido.
Se quiser,dá uma passadinha lá e veja quanta coisa boa:

http://laionmonteiro.wordpress.com

Um grande abraço!

Flávio Nunes. disse...

Olá Paty,
Passarei no Blog do seu amigo para prestigiá-lo!
Obrigado pelo comentário, carinho e atenção!
Abração,
Flávio Nunes.

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...