terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Parabéns São Paulo!

Hoje é aniversário da cidade de São Paulo! Nasci no interior do Estado do RJ e hoje moro e trabalho na cidade do Rio de Janeiro; entretanto não poderia deixar de parabenizar a cidade que me acolheu, onde fiz tantas boas amizades e que certamente perdurarão para vida inteira!

Cheguei em São Paulo e vi-me "perdido" dentro desta selva de pedras! Posso dizer que o primeiro impacto foi, no mínimo, intenso e tenso (risos)! Tudo muito bem justificado, pois saí de uma cidade com pouco mais de 70 mil habitantes para "cair de para-quedas" numa outra cidade com "pouco mais" de 11 milhões de habitantes.

Sou interiorano, vivi boa parte da minha vida acostumado à atmosfera campestre, a prédios com no máximo cinco andares, onde eu poderia ir da minha casa ao centro da cidade a pé e isso não levava mais de quinze minutos de caminhada. Vivi numa condição onde eu poderia sair com os amigos e voltar para casa a qualquer hora do dia e da noite, isso mesmo, a qualquer hora da noite à pé, e não havia problema algum, nem medos, nem receios. Saí desse mundo e fui parar em São Paulo! Mas vou confessar-lhe algo, apesar da tensão inicial, até que, pesando na balança, tirei de letra (risos)!

Sempre fui auto-didata e tenho espírito de aventureiro, desbravador de novos mundos! A única coisa foi ampliar meu "mapa mental" e adaptar minhas condições psico-emocionais à nova condição. Como? Reforço condicionado! Por exemplo: "Sem medo, sem medo,... você consegue"!; e ainda: "Bom, se eu pegar esse ônibus, páro aqui, entro no metrô, troco de trem aqui, saio do lado oposto, na saída da avenida, sigo em frente por duas quadras, viro a direita e entro na galeria; depois é só ir até o 22º andar e procurar o consultório do dentista. Que bom, será rápido, só duas horas e meia! Acho que consigo voltar para casa e ainda assistir o final do programa"!; "- Não, já estou chegando, aguarde só mais um pouco; é que estou num engarrafamento a uma hora e só andei duas quadras"! (risos) Sabe o mais legal de tudo, aprendi a gostar dessa agitação!!!!!!!

Continuo gostando da minha cidade natal, mas fui "contaminado" pelo urbanismo! Essa coisa de prédios altos, engarrafamentos, happy hour, Shoppings, livrarias diversas, cinemas diversos, peças de teatro diversas, museus, shows de artistas nacionais e internacionais, concertos clássicos, mais de uma estação de rádio(risos),... isso mexe com a gente! É bem legal!

Tenho várias boas recordações dos meses que vivi em São Paulo! Para não dizer que tudo é maravilhoso, existe um ponto negativo; sou alérgico e às vezes o ar estava tão pesado que chegava em casa com a garganta seca e espirrando muito. Fora isso tudo que vivi foi fantástico! Recordo com emoção do Parque do Ibirapuera, do Museu da Lingua Portuguesa, da Pincoteca, do MASP, da Livraria Cultura no Conjunto Nacional, da USP, do Mercado Municipal, etc; dos amigos que lá fiz e lá deixei!

Parabéns São Paulo! Obrigado por abrir seus braços e me acolher com tanto carinho!



Foto: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Paulo_(cidade)

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...