terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Valença - RJ

Olá Pessoal,

Você conhece Valença - RJ? Já ouviu falar desta cidadezinha que fica na região serrana do Estado do RJ? Gosta de suas fazendas? Conhece a sua cultura e seus artistas locais? Se a resposta for NEGATIVA para uma ou mais destas perguntas, você faz parte de mais de 90% da população do Estado do RJ e região Sudeste; mais de 99% do restante do país e do mundo; que não conhece a cidade de Valença - RJ!

A cidade de Valença, nome original "Marquês de Valença", é uma cidade com infinitos potenciais! Entretanto, devo admitir que esta, minha cidade Natal, faz anos que não vai muito bem! Vários foram os fatores, que ao longo dos anos levaram-na a ser praticamente esquecida e "riscada" do mapa! Meu coração aperta no peito e fico emocionado ao ler sua história e ver que o glamour de outrora fora substituído por uma série de descasos! Muitas vezes, achando que fazemos o bem, causamos mais mal. Acho que boa parte dos seus governantes/administradores, infelizmente, agiram assim ao longo dos anos!

Li, hoje pela manhã, uma notícia no Blog do Jornal da cidade, que dizia: "Primeiro sintoma de nossa decadência como cidade: Onde está o debate sobre a educação municipal nas eleições de 6 de fevereiro"? Bom, para simplificar, o antigo prefeito foi caçado e terão novas eleições, para prefeito, no próximo dia 6 de fevereiro! Não pude conter-me e publiquei um comentário que vocês podem ler a seguir aqui no "Excessivamente Humano". Escrevi assim:


"Caríssimos(as),


Acredito, verdadeiramente, que questões relacionadas à educação devam ser debatidas em abundância e exaustivamente pelos candidatos, já que através de uma boa educação conseguiremos formar homens novos e assim, pelo menos em teoria, abriremos as portas a uma sociedade cada vez mais justa, igualitária e fraternal. 


Com todo respeito que possuo pela minha cidade e por todos quantos a "coordenam" e "gerenciam", sinto que a base é a educação, mas tanto ainda falta ser visto e aprimorado!


Outrora fomos o berço econômico e cultural da nossa região e do Estado do RJ, entretanto, agora, vejo que já fazem muitos anos, este posto nos foi "retirado", ou quem sabe nos foi "arrancado", às custas de "pão e água"! Necessidades básicas é claro, que devem ser supridas, mas o povo tem sede de cultura, sede de conhecimento, sede de "algo mais", e isso não vem ocorrendo a muito tempo.


Sou cidadão desta cidade, nascido e criado aí; e apesar da minha pouca idade, vi nossa cultura sempre andando a passos lentos, muito lentos. Emociono-me ao ler sobre os tempos áureos do nosso município, quando recebia visitantes ilustres, peças de teatro nacionais, tinhamos (não sei se ainda temos) uma Academia de Letras. Hoje nosso nome, nesse contexto, foi "apagado do mapa"! Em que somos bons? Em que nos destacamos das cidades vizinhas? Qual o nosso contributo à educação, cultura, turismo,...? Tenho quase certeza que a resposta será ou ao menos pensaram: "Temos Conservatória, temos a Universidade, temos o Folclore popular,..."! Tudo muito presente, mas desculpem-me, pouco significativo! Temos um potencial enorme, entretanto pouquíssimo explorado! 


Esta é uma opinião particular e não quero com isso causar desconforto ou qualquer tipo de comprometimento desnecessário! Gostaria, em verdade, ver nossos candidatos cumprindo seus deveres e suscitando nos corações de todos os valencianos o orgulho de morarem e viverem nestas terras. Orgulho de possuírem uma riqueza sem igual, visível aos olhos do mundo. 


A muitos anos quando alguém perguntava sobre Valença-RJ certamente as respostas seriam: "Claro que conheço, possui as mais belas fazendas do sul do estado do RJ e uma produção cafeeira sem igual"; "Sim, conheço, não é lá que a cantora Rosinha de Valença, sucesso da Bossa Nova nasceu?"; "Conheço sim, não é que tem uma das Academias de Letras mais bem estruturadas e bem vistas do estado?"; "Sim, é claro, Valença. Seus teatros são inigualáveis"! Hoje, no entanto, pergunta-se sobre Valença e a resposta quase 90% das vezes é: "Va... o que?"; "Não conheço, nunca ouvi falar. Fica perto de onde?"; "Não conheço, mas no sul do estado conheço a CIDADE de Conservatória. Fica perto?".


Sei que o povo tem "sede" de muitas coisas, mas se não mostramos para eles que o mundo é muito mais que "os vultos no fundo da caverna", passaram gerações sem acreditar que para além da entrada da caverna há um mundo maravilhoso a ser descoberto, visto e vivido!


Obrigado pela oportunidade e desculpem-me pelo longo texto".


Hoje moro e trabalho na cidade do Rio de Janeiro, assim como muitos, gostaria de ver minha cidade novamente, no topo da economia regional, e sendo referência em educação, cultura, turismo, etc. Mas infelizmente muito ainda precisa ser feito! É muito mais difícil arrumar algo que está errado que desenvolver, à partir do zero, algo completamente novo! A cidade está viva e várias coisas estão sendo trabalhadas, entretanto, por acreditar no potencial da cidade, sei que muito mais ainda pode ser feito!

Tenho esperanças em ver minha cidade "brilhar" novamente! Entretanto, sigo com meus projetos, na esperança de um dia elevar o nome de Valença - RJ ao topo mais alto que puder! Ainda quando morava na cidade participei do "Projeto Preguiça", "Ação Universitária", Projetos Sociais/Culturais,... Apesar de estar longe agora, continuo ajudando da minha maneira e como posso!

Desculpem-me o desabafo, mas enquanto cidadão, vejo minhas raízes sendo arrancadas a cada ano que passa e nada está sendo feito para mudar tal situação! Eu tento, mas sou uma única gota no oceano!


Para saber sobre Valença - RJ acesse os links abaixo:
- Casa Léa Pentagna: http://www.valenca.org/casaleapentagna/2005/03/a_historia_de_v.html
- Prefeitura Municipal de Valença: http://valenca.rj.gov.br/

Um pouco do que Valença - RJ tem à oferecer:





- Apresentação de fim de ano da Sociedade Musical Progresso de Valença com um lindo solo do maestro e flautista Antonio Rocha, realizado em Dezembro de 2010, na Igreja de Nossa Senhora da Glória, em Valença RJ.




Valença Guia RJ: Conheça a casa e museu Lea Pentagna:




PS: Em Valença, tem muito, muito mais para ser visto e explorado, acreditem!


ATENÇÃO: Comente este post e concorra a um brinde especial! Para mais informações leia o texto que apresenta o Projeto Veterinários da Paz e a promoção neste link: Novidades em 2011!

8 comentários:

Eu não achei a música, ela me achou... disse...

Oi querido, eu como outras pessoas não conhecia essa lugar tão lindo!! Amei o desabafo de quem Ama cuida e pronuncia!! Espero que os olhos das autoridades estejam voltados a essa bela cidade depois de um emocionado desabafo de quem Ama o lugar que nasceu! Preservar a cultura é cultivar o AMOR!!
Bjins meu Querido!!!

Flávio Nunes. disse...

Olá Rosmari,

Obrigado pelo comentário e pela paciência ao ler esta postagem/desabafo!

Amo minha cidade Natal e sinto não conseguir contribuir muito mais para a melhoria da cultura local!

Certa vez, ao passar um longo período longe da cidade, uma amiga me abordou e começamos um diálogo assim:

- "Olá Flávio, quanto tempo. Voltou para Valença?
- Sim, voltei. Entretanto não sei por quanto tempo (risos); mas pretendo ficar por aqui e ir tocando a vida!
- Legal! E então, como vão os projetos? Você tinhas umas idéias bem legais! Seria bom se você desenvolvesse algo novo. Já tem alguma coisa, neste sentido, em mente"?

Assim o diálogo seguiu! Só para dizer, eu não tinha, até aquele momento, pensado em nada novo, confesso! Pode ser insignificante para muitos, mas para mim este é um indício que algo precisa ser feito (Esse diálogo ocorreu em Janeiro de 2008)!

Abração minha amiga, e mais uma vez, obrigado pela presença e carinho!

Flávio Nunes.

Nane disse...

Que legal essa postagem sobre Valença...Moro aqui desde quando nasci...também amo minha cidadezinha..mas sinto também que falta muito para ela voltar a ser o que pelo menos todos dizem que ja foi um dia...muitas pessoas também pensam que nossa cidade também merecem muito mais não so por ter sido algo importante no passado, ms por significar tanto e trazer tantas lembranças boas pra tantas pessoas..Eu e uns amigos recebemos a oportunidade de falar sobre nossa cidade durante um curso relacionado cm a escola do projeto do "cinema para todos"..E fizemos um video, sobre o casarão...Foi muito bom participar desse curso, ainda contando sobre a historia de um patrimônio da nossa cidade..como somos novos, não participamos dos momentos que o casarão foi um marco para tantas pessoas, mas conseguimos nos lembrar de muitos momentos de quando crianças la..e recolher diversos relatos e historias fez com que percebecemos o quanto marcou na vida de tantas pessoas ...assista se quiser http://www.youtube.com/watch?v=VJ56G5H7O6A
Além, do nosso video.ainda tem mais dois de outros colegios da nossa cidade, um sobre acidentes de transitos e outro sobre o teatro em nossa cidade..Fizemos com muito carinho..=)
abraço..

Flávio Nunes. disse...

Olá Nane,
Que felicidade receber uma mensagem sua! Não sabe a alegria que fiquei ao ler o seu comentário e assistir ao vídeo, que por sinal foi muito bem feito, parabéns a você e a todos do grupo por esta iniciativa!
Apesar de não ser tão velho assim, lembro-se de quando eu era criança, as vezes que fui ao Casarão pesquisar alguns livros na biblioteca que ali existia ou até mesmo ver alguma exposição de quadros! Sinto não ter aproveitando mais toda a cultura que o nosso Casarão proporcionava. Lembrei-me também do dia que vi pela televisão que o casarão havia amanhecido pegando fogo e que tudo que nele continha foi destruído (Nessa época eu não morava em Valença). Que grande perda! Mas iniciativas como a sua fazem muita diferença!
Imagine se você começar a fazer vídeos sobre os pontos turíscos de Valença, sobre o que há de bonito na nossa cidade para ser mostrado ao mundo, isso mesmo, ao mundo! Acho que o número de turistas iria aumentar e dentro de alguns anos quem sabe o nosso casarão não poderia ser reformado?! Tudo pode acontecer quando acreditamos; passe o tempo que passar!..rs..
Você me permite divulgar este vídeo aqui no meu Blog? Em caso positivo, você poderia fazer um texto de apresentação e eu posto aqui e faço um link para o You Tube, assim mais pessoas poderão ver nossa cidade e tudo o que há de bom nela! Você aceita a minha proposta? Aguardo o seu contato!
Uma dica seria fazer isso em grupo e quem sabe envolver uma professora ou professor interessado e colocar em prática tudo que foi aprendido no Curso "Cinema para todos"!
Tenha um ótimo final de semana!
Abração,
Flávio Nunes.

Nane disse...

Que bom que gostou do nosso vídeo...Temos mesmo que acreditar que com pequenas atitudes podemos mudar muitas coisas...=)

Pode divulgar sim o vídeo no teu Blog...sem problemas...
Posso dar uma idéia +/- do texto, mas pode colocar como achar melhor =)
ex: Este vídeo foi realizado por estudantes da cidade de Valença-RJ retratando uma construção antiga que teve uma importância cultural,muito grande, na historia de nossa cidade...

.........................
ah, e continuamos sim esse projeto...
Na escola mesmo agora somos da equipe de vídeo, e sempre com projetos novos,videos e etc... Agora que as aulas voltam, vamos voltar a fazer mais curtas e longas também =D
muito obrigada =)
abraço..
by: Christyane

Flávio Nunes. disse...

Olá Christyane,

Sim, gostei muito do vídeo que vocês fizeram! Você está coberta de razão" "Com pequenas atitudes podemos mudar muitas coisas"!

Vou preparar a postagem e publicar o vídeo ainda hoje aqui no Blog..rs.. Obrigado pela atenção e carinho! Desejo publicar muitos vídeos seus aqui no Blog e divulgar, não só o trabalho de vocês, mas a nossa cidade - Valença (RJ) - para todos os cantos do mundo!

Tenha um ótimo fim de semana!

Abração,

Flávio Nunes.

Maria Lourdes disse...

Olá Flávio Nunes! Meu nome é Maria e estive em Valença dois fins de semana este mês. É notório o abandono da Cidade e a ausência de administração por parte dos governantes.Lamentavelmente observei as lembranças dos tempos áureos do café em destroços e ruínas por todos os lados de Valença. “Um povo que não conhece a sua História está condenado a repeti-la” O Vale do Café Carioca possui um patrimônio cultural e histórico de valor indiscutível. Valença (RJ) que viabilizaram a instalação da primeira indústria têxtil na cidade e ... alternativa econômica para a cidade após a decadência do café. Estive hospedada no hotel "Valenciano" e fotografei. A recepção de um dos cartões postais de Valença, o piso cedeu fazendo uma bacia na entrada do prédio, no fim do corredor, a frente de uma sacada, as portas permanecem fechadas, pois o piso em tábuas corridas estão apodrecidos e ocos. Os tetos com rebaixamento em madeira apodrecidos também. Tristemente observei os casarão sem teto, onde somente restaram pilastras e poucas paredes deste patrimônio que por causa de um incêndio, hoje somente destroços existem, situado na esquina da praça da Matriz de Nossa Senhora da Gloria. Fiz um tour pela cidade e confesso que fiquei triste a ponto de lagrimas banharem minha face. Sem se falar num casarão , onde funciona um estacionamento denominado Venturão , ali existe uma fachada de um antigo casarão também, prestes a cair e que a prefeitura cercou com placas de alumínio para evitar acidentes.situado na Nilo Peçanha 444. Bom, me desculpe está aqui escrevendo esse meu desabafo. Mas hoje quando cheguei em casa, entrei no site do Jus Brasil pedindo orientações de como agir, eu como cidadã, denunciar o abandono do patrimônio publico. Estou precisando de auxilio. De pessoas comprometidas em preservar a nossa cultura, a nossa história. Gostaria se possível conversarmos a respeito. Tenho consciencia da importância de se conhecer e preservar na memória as raízes culturais regionais.A identidade cultural de uma população se faz, também, através da preservação do Patrimônio Histórico. Este patrimônio, deve ser visto como um grande acervo, que é o registro de acontecimentos e fases da história de uma cidade. A conscientização de sua importância em relação ao patrimônio histórico, - sendo um conjunto de bens móveis e imóveis existentes no país, que tenham em sua conservação um interesse público, seja este interesse por fatores memoráveis da historia do Brasil ou por seu valor arqueológico. Conto com você! Abraços e aguardo sua resposta. Ah! Quero parabeniza-lo por seu blog, por sua sensibilidade. Também gosto de escrever, embora eu não tenha estudo acadêmico, sou atrevida. Deus o abençoe!

Flávio Nunes. disse...

Olá Maria. Começo escrevendo o quanto lamento em ver Valença, uma cidade outrora tão significativa politica, econômica e culturalmente para o Estado do Rio de Janeiro, está jogada "às traças"! Muitos projetos tem sido realizado nos últimos anos, mas muito ainda precisa ser feito (Como você bem pôde verificar pessoalmente).
Estou sempre aberto a conversar e discutir sobre projetos que possam de alguma forma contribuir para melhorias sociais e a preservação cultural.
Me escreva e podemos conversar melhor sobre isso: medvetfisio@gmail.com
Forte abraço e obrigado pelo comentário.

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...