quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Casarão (Valença - RJ)!

Olá Pessoal,

"Este vídeo foi realizado por estudantes da cidade de Valença-RJ, retratando uma construção antiga que teve uma importância cultural, muito grande, na história de nossa cidade..." (By: Christyane).


A alguns dias publiquei uma postagem que falava sobre a minha cidade natal - Valença (RJ) -, na qual descrevo o meu amor, minha indignação em relação à perda da nossa cultura e consequente esquecimento, consequencia do descaso de algumas de nossas autoridades! Acredito no potencial da minha cidade, assim como acredito no potencial de seus moradores! Uma prova disso é o comentário que recebi de uma aluna, que representa um grupo de estudantes do Instituto de Educação Deputado Luiz Pinto (Escola que também eu estudei quando criança), onde me apresentava um trabalho realizado por eles sobre o "Casarão" que fica no centro da cidade.

Hoje do Casarão só restou ruinas; e com ele foram perdidas diversas obras de arte e livros raríssimos do acervo de nossa cidade. Sem contar que perdemos um dos únicos pontos de encontro onde reunia pessoas de diversas idades; pais, mães e filhos. Era um local que tinha atividade para crianças, jovens, adultos e idosos.

Faz alguns anos, mais precisamente em 2001, que o Casarão pegou fogo e perdemos boa parte do Patrimônio Histórico/Cultural da cidade. Ali continha parte de nossa cultura e fonte de conhecimentos mil. Até hoje o Casarão nunca foi restaurado e desconfio que, se existir um projeto com tal finalidade, deve estar guardado numa das gavetas dos governantes da cidade.

Esta postagem serve, antes de tudo, para divulgar o trabalho destes jovens que, com muita dedicação, resgataram parte da história da cidade de Valença-RJ que se perdeu e que permance no esquecimento de muitos. Enquanto todos vêem as ruinas do Casarão e não fazem nada, estes jovens tiveram a ousadia de publicar e divulgar as ruínas daquele que foi em tempos passados, fonte de orgulho para todo povo valenciano.

Mais uma vez, obrigado pelo belo vídeo que publicaram e aguardo os novos trabalhos!

Abração a todos,

Flávio Nunes.




Foto: Igreja de Nossa Senhora da Glória - Padroeira de Valença!
Fotos do Casarão em:  http://palavrarteira.blogspot.com/2009/05/turismo-em-valencarj-casarao.html


Vídeo Bônus:



O Estúdio EDNA MEDICI agradece a ADHBRASIL (www.adhbrasil.com.br) pela oportunidade de percorrer e fotografar a Rota Histórica do Café.
Valença- RJ
Palco de manifestações culturais, um Prédio Histórico arde em chamas....
Música - Tema do Filme Cinema Paradiso
Pianista - Raquel Bigareli
Poesia de Gilberto Montero

Fotos, Filme e Edição EDNA MEDICI

5 comentários:

Veronica Arteira disse...

Oi, Flávio, adorei o vídeo. No meu blog tem um vídeo de uma fotógrafa de Jacareí, Edna Médici, sobre o Casarão tb.
O link (fotos da arteira) do final da sua postagem não funciona mais. Eu juntei dois blogs e agora vc encontra a mesma matéria em:
http://palavrarteira.blogspot.com/2009/05/turismo-em-valencarj-casarao.html
E sobre o vídeo da Edna: http://palavrarteira.blogspot.com/2010/07/uma-licao-de-amor-casaraovalenca-rj.html
Estou deixando uma msg na sua postagem do facebook tb. Vc deveria compartilhar seu vídeo lá. Nem td mundo tem a curiosidade de vir até o blog. Gostei muito do que vi. Queria saber se posso publicar no meu blog também. Aguardo resposta. Parabéns aos que montaram o filme!!! Abraços!

Flávio Nunes. disse...

Olá Verônica,
Entrei no seu blog e vi o vídeo da Edna Médici! Adorei o vídeo e a maneira com que foi editado, sem contar a música, que nos faz ir a tempos longínquos.
Já substitui o link antigo pelo novo! Obrigado pela dica e atualização!
Fico feliz que tenha gostado muito do que viu aqui no meu Blog! Quanto ao seu pedido, claro que pode publicar no seu Blog também!
Tenha um ótimo final de semana!
Abração,
Flávio Nunes.

Anônimo disse...

Obrigado por me proporcionar a felicidade de rever o casarao que tanto frequentei na epoca em que estudava no Colegio Comercial Candido Mendes, fiquei triste quando o vi sendo destruido pelas chamas, espero que as autoridades o reconstruam pelo bem da cultura desta cidade que tanto amo.
Abracos a todos
Jose Geraldo Guimaraes Borges
Caiapônia Goias

Flávio Nunes. disse...

Olá José Geraldo,
Fico feliz que eu tenha lhe proporcionado a felicidade de rever o casarão histórico de Valença-RJ!
Várias iniciativas já foram lançadas para re-estruturar o casarão! Mas até hoje nada saiu do papel! Tenho fé de um dia ainda ver o casarão reconstruído, ou ao menos sendo utilizado para atividades culturais, etc...
Tenha um ótimo final de semana!
Abração,
Flávio Nunes.

Rhosanna disse...

Eu aqui em Brasília, 43 anos, pouco voltei à terra onde nasci....navegando descobri esta triste notícia, fiquei triste...lembro quando criança, entrava e saía do casarão..mais tarde, já em 1983 estivemos em um barzinho, na parte de cima...muito bom recordar!!!!
Parabéns pelo vídeo!

PS: Minha família tinha uma fábrica de doces com o nome de DANGÊR....saudades saudades.....

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...