quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Caso Clínico Veterinário: Tumor em Ave!


Olá Pessoal,

Hoje pela manhã atendi um Periquito Verde (Brotogeris tirica). Também conhecido com o nome vulgar em outras parte do mundo como: Periquito-rico (Português- Portugal); Plain Parakeet (Inglês); All-green Parakeet (Inglês); Tirica Parakeet (Inglês); Tirikasittich (Alemão); Tirikaparakit (Dinamarquês); Catita tirica (Espanhol); Periquito amarillento (Espanhol); Bahianaratti (Finlandês); Touti Tirica (Francês); Perruche Tirica (Francês); Parroccheto Verde (Italiano); Parrocchetto Disadorno (Italiano); Onagamidoriinko (Japonês); オナガミドリインコ (Japonês).


O histórico foi de dificuldades para se locomover. Nada mais! Segundo a proprietária alimenta-se normalmente e as fezes/urina estão normais. Entretanto, na avaliação clínica, vi que ele estava trocando as penas (fase de muda), coisa que não é comum nesta época do ano! O segurei e comecei a avaliação física, foi então que percebi algo estranho em seu peito, uma massa sólida e bem aderida. Subi e fiz o raio-x! Olha o que eu encontrei:





Mediquei e agora estudo se há possibilidade de operá-lo! Já fiz cirurgia de extração de tumor em Hamster, Lagartos e outras aves como Canário e Coleiro. Obtive sucesso em mais de 90% dos casos, mas é os 10% que me assusta! Ainda mais se tratando de uma estrutura tão aderida e localizada próximo à jugular!


Expliquei toda a situação para a cliente! Agora é uma luta contra o tempo. Quando tiver novidades sobre o caso, posto um novo texto contando o desfecho dessa história!


Abração,


Flávio Nunes.




Foto: http://www.xamanismo.com.br/Hector/SubHector1189369065It004#Periquito_Brotogeris_tirica (Nesse link você encontra informações sobre o Periquito Verde e sobre outras tantas aves de nossa riquíssima fauna)!

17 comentários:

Fábio disse...

Muito bom...

Flávio Nunes. disse...

Olá Fábio,
Que bom que gostou do post! Assim que eu tiver novidades sobre este caso clínico, publico aqui!
Abração meu amigo,
Flávio Nunes.

Joao Moraes disse...

Poxa, e eu tenho um canarinho com
penas encravadas. Não se incomoda
mas impressiona. Encontrar um tumor c/ Rx
é um feito e tanto. Espero que seja curado.
Abraços,
João B L Moraes
@jblm

Flávio Nunes. disse...

Olá João,
Já tratei de muitos canários com "penas encravadas", doença chamada de "Cisto de Pena"! Esta é uma doença de caráter hereditário/genético, com uma pré-disposição maior para uns canários que outros! Realmente é impressionante! A pouco mais de um mês atendi um canário da terra com Cisto de pena, foi um dos maiores que já vi, entretanto na ocasião não estava com uma câmera fotográfica em mãos para registrar!
Sim, você tem razão, é um feito e tanto e vou pesquisar mais na literatura sobre isso; quem sabe eu escrevo um paper! Se nenhuma revista acadêmica ou congresso aceitar eu posto aqui no Blog e tudo certo..rs..
Abração meu amigo e obrigado pelo comentário!
Flávio Nunes.

Ptah disse...

Imagina o stress desse dono (a). Quando meu gato teve supeita de linfoma não dormiamos em casa ...

Adorei a matéria e já estou te seguindo.

Ptah
www.livrosebichos.blogspot.com
@livrosebichos

Flávio Nunes. disse...

Olá Ptah,
Pois é, o stress é duplo, tanto da parte da dona quanto do pobre animalzinho! Imagina que esta ave é uma das mais mansas e dóceis que já consultei! O coração aperta mais no peito por isso!
Obrigado pelo comentário e por seguir!
Abração,
Flávio Nunes.

Ká Oliveira disse...

Olá querido...
Não tinha idéia de qual era sua profissão...
muito legal, heim? mas como em todas, nem tudo são só alegrias...
Estarei esperando o desfecho dessa histórinha...
grande abraço
Karina

Flávio Nunes. disse...

Olá Ká,
Pois é, sou Médico Veterinário! Minha disse: "- Faz Engenharia... Medicina... Informática...". Aí eu respondi: "- Não, quero fazer veterinária"! Cá estou eu..rs..
É verdade, nem tudo é alegria e tem horas que estas coisas ocorrem! Por um lado é gratificante saber que estou no caminho certo dentro da especialidade (Animais Silvestres/Exóticos), por outro lado, saber que um animalzinho tão bom quanto este tem sua vida comprometida por causa de um tumor de difícil extração...é chato, muito chato!!!!!
Obrigado por comentar minha amiga!
Abração,
Flávio Nunes.

Anônimo disse...

FLAVIO BOM DIA!
ESTOU PREOCUPADA POIS MEU PIRIQUITO ESTÁ COM UM TUMOR NAS COSTAS E ELE BICA TODA HORA E SAI SANGUE, ESTOU MUITO CHATEADA COM ESSA SITUACAO, POIS MINHA FILHA AMA ANIMAIS (DETALHE, SERÁ UM VETERINARIA) DE QUALQUER ESPECIE, E TEMO QUE ELE POSSA MORRER SE OPERAR OU TB SE NAO OPERAR, ME AJUDE DIZENDO-ME O QUE DEVO FAZER..

MUITO OBRIGADA - LEILA GUARULHOS SP (leilacasado@hotmail.com)

Flávio Nunes. disse...

Olá Leila,
Realmente o aparecimento de tumores em aves é algo muito delicado, uma vez que estes animais, principalmente passeiriformes e psitacídios de "pequeno porte" (ou seja, periquitos, agapornes, etc); são muito sensíveis e frágeis. O principal motivo é o metabolismo alto, o que leva o organismo e desenvolver reações mais exacerbadas, tanto para a cura, quanto para a piora do quadro clínico.
Já operei tumores em aves e pequenos roedores (Hamsters e Preás), obtive sucesso em mais de 70% dos casos, entretanto o risco existe!
Aconselho levá-lo numa clínica competente onde haja veterinários especializados em animais silvestres. Ele com certeza irá avalizar o caso e lhe indicar o melhor procedimento a seguir. Temo apenas que todo e qualquer procedimento seja demasiado invasivo, mas cabe à você e sua filha decidirem o melhor junto ao especialista!
Tenho um amigo em Guarulhos que pode lhe ajudar, o nome dele é José Machado e os contatos dele são tabadosbichosconsultoria@hotmail.com e (11) 79565373 /(11) 26183229 !
Sem mais no momento desejo-lhe sorte e boa recuperação para o seu animal de estimação!
Abração,
Flávio Nunes.

PS: Link da postagem que fiz aqui no Blog sobre o trabalho dele: http://excessivamentehumano.blogspot.com/2011/03/taba-dos-bichos-consultoria-divulgacao.html

Anônimo disse...

FLAVIO NUNES BOM DIA!

SOMENTE HOJE VI SEU RETORNO, EM PRIMEIRO LUGAR QUERO LHE AGRADECER PELA ATENCAO E PELOS TELEF DO SEU AMIGO. IREI SEM FALTA ENTRAR EM CONTATO COM ELE AMANHA PARA TER UM PARECER DA PARTE DELE. MEU MUITISSIMO OBRIGADA, UM OTIMO DOMINGO E QUE DEUS TE ABENCOE PELA AJUDA
leila casado (leilacasado@hotmail.com)
DEPOIS DE FALAR COM ELE DEIXAREI UM RETORNO PARA TI.

Flávio Nunes. disse...

Olá Leila,
Aguardarei o contato!
Abração,
Flávio Nunes.

Anônimo disse...

Olá, gostei muito deste caso. Por incrível que pareça, eu entrei neste blog pq tenho uma galinha que estou suspeitando que ela eseja com um tumor e depois desse raiox é que eu to achando msm coitadinha.:(

Karolini Zanchin disse...

Tive um periquito australiano que tinha a mesma coisa, porém era tão grande que ficava pra fora e as penas não tapavam mais! Ele morreu há um pouco mais de mês... Saudade... :/

Consuelo Silva disse...

Ola! Tenho um periquito australiano e apareceu uma bolsa na barriga. Pensei wue fosse ovo, mas já faz uma semana e não bota. Hoje de manhã peguei e está mole, não parece ser ovo. Estou preocupada. :'(

Flávio Nunes. disse...

Olá Consuelo,
Vou te dar o melhor conselho que posso: Leve seu animalzinho para uma avaliação clinica com um medico veterinário especialista. Pode ser que apenas realizando um tratamento medicamentoso resolva, por vezes é preciso uma intervenção cirúrgica. Só o veterinário poderá lhe orientar. Boa sorte. Abração, Flávio.

Flávio Nunes. disse...

Olá Consuelo,
Vou te dar o melhor conselho que posso: Leve seu animalzinho para uma avaliação clinica com um medico veterinário especialista. Pode ser que apenas realizando um tratamento medicamentoso resolva, por vezes é preciso uma intervenção cirúrgica. Só o veterinário poderá lhe orientar. Boa sorte. Abração, Flávio.

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...