sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Epistemologia Genética!


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Etimologia da Palavra
epistemo = conhecimento
logia = estudo

Epistemologia Genética é a teoria desenvolvida por Jean Piaget, e consiste numa síntese das teorias então existentes, o apriorismo e o empirismo. Piaget não acredita que oconhecimento seja inerente ao próprio sujeito, como postula o apriorismo, nem que o conhecimento provenha totalmente das observações do meio que o cerca, como postula o empirismo.
Para Piaget, o conhecimento é gerado através de uma interação do sujeito com seu meio, a partir de estruturas existentes no sujeito. Assim sendo, a aquisição de conhecimentos depende tanto das estruturas cognitivas do sujeito como de sua relação com os objetos. Durante sessenta anos, Jean Piaget coordenou projetos de pesquisas, que deram base à compreensão contemporânea do desenvolvimento infantil. Piaget estava interessado em investigar como o conhecimento se desenvolvia nos humanos. Piaget fez sua formação inicial em Biologia e por isso alguns conceitos desta disciplina influenciaram sua teoria e descobertas sobre o desenvolvimento infantil.

Estrutura e aprendizagem

Na concepção piagetiana, a aquisição de conhecimento só ocorre mediante a consolidação das estruturas de pensamento e portanto sempre se dá após a consolidação do esquemaque a suporta, da mesma forma a passagem de um estádio a outro está dependente da consolidação e superação do anterior.
Para Piaget, o desenvolvimento ocorre de forma que as aquisições de um período sejam necessariamente integradas nos períodos posteriores.
Sua teoria depende de 4 elementos:
1. Maturação do sistema nervoso central
2. Experiências físicas e lógico-matemáticas
3. Ambiente social
4. Equilibração das estruturas cognitivas

Estágios do Desenvolvimento

De 0 a 1 ½ ou 2 anos: Sensório-motor
De 1 ½ ou 2 anos até 6 ou 7 anos: Pré-operatório
De 7 ou 8 anos até 11 ou 12 anos: Operatório concreto
De 11 ou 12 anos em diante: Operatório formal
Sensório-Motor
A criança busca adquirir coordenação motora e aprender sobre os objetos que a rodeiam.
. Período mais elementar
. Período em que a criança capta o mundo pelas sensações;
. O bebe pequeno não separa o eu do objeto
. É como se ele e o mundo fosse uma coisa só

Pré-Operatório
A criança adquire a habilidade verbal e simbólica. Nesse estágio, ela inicia a nomear objetos e raciocinar intuitivamente, mas ainda não consegue realizar operações lógicas:
. Fase bastante egocêntrica
. Realiza representações mentais de objetos

Operatório Concreto
A criança começa a formar conceitos como os números e classes.
Possui lógica consistente e habilidade de solucionar problemas concretos.

Operatório Formal
O adolescente começa a raciocinar de forma lógica com enunciados puramente verbais (hipóteses)
. raciocínio hipotético-dedutivo
. deduções lógicas sem o apoio de objetos concretos
. refletir para além do real presente
. refletir sobre possibilidades
. fazer planos
. elaborar “teorias”
. construir “sistemas”
. pensar sobre o próprio pensamento.

4 comentários:

Aimberê Freitas disse...

Parece ser algo muito complexo. Mas de uma importância muito grande para o conhecimento humano.

Flávio Nunes. disse...

Olá Aimberê,
Olhando assim num primeiro momento parece realmente ser muito complexo, entretanto se você divide o "esquema" em partes menores e estuda cada uma em separado, depois é só juntar de forma a ter um raciocínio fluido, contínuo e lógico!
Certamente é de uma importância muito grande para o conhecimento humano, você tem toda razão!
Obrigado por comentar a postagem!
Abração,
Flávio Nunes.

Ká Oliveira disse...

Olá querido...
coom toda essa teoria, chego a seguinte conclusão: se todos continuássemos com o racioc
inio de uma criança, seria ideal.. por que? Seríamos intuitivos, ou seja, responderíamos sempre de maneira acertada e incrivelmente sincera.. fazendo o provocador (questionador), se questionar, se acalmar e não atacar.. simples, não?
bj grande
karina

Flávio Nunes. disse...

Olá Ká,
Gostei muito do seu raciocínio e conclusão a cerca de tudo quanto o texto trouxe! Entretanto, infelizmente, a gente cresce e com isso parte da simplicidade de pensamento que todos nós nascemos vai se perdendo ao longo dos anos. Acumulamos manias e "certezas", são estas, e algumas outras, fontes donde jorram o "veneno" que entorpece a nossa alma!
Num dos evangelhos há uma passagem onde Jesus diz: "Vinde a mim as criancinhas"! Alí ele não estava se referindo somente as crianças propriamente dito, mas a todos que possuíssem um coração tão simples e puro quanto de uma criança!
Ainda hoje há pessoas de todas as idades, simples e puras de coração, mas na maioria, e principalmente no meio acadêmico, o ego fala mais alto. Tive a oportunidade de conhecer pessoas fascinantes no meio acadêmico, mas que sofriam muito por pensarem no outro e não nos próprios interesses ou no melhor artigo/paper do século! Parece surreal, mas é verdade!
No mais é isso minha amiga! Mais uma vez, obrigado pela sua participação aqui no Blog!
Volte sempre..rs..
Abração,
Flávio Nunes.

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...