sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Meu "Bonsai"!

Estava fazendo compras com minha noiva e ao passar perto da área de jardinagem vi esta pequenina muda de jaboticaba retratada acima. Na embalagem dizia "Bonsai Jovem de Jaboticaba", é necessário sol constante, água à vontade e utilização e fertilizante 10-10-10 por apenas R$ 3,99. Examinei a planta em detalhes e percebi as folhas bem enrugadas, quase sem vida, algumas delas estavam caídas no chão. Além disso a terra estava bem seca. Não nos contivemos e, por meu incentivo, a compramos!

Ja havia cuidado de um "bonsai" na adolescencia, mas na época, por pura negligência, deixei-o morrer. Agora, mais uma vez, tento cuidar dessa planta utilizando uma arte milenar que aprendi a amar. Sempre quis ter um jardim de Bonsais, quem sabe este será o primeiro de muitos?!

Hoje pela manhã eu comprei terra adubada e o fertilizante. Como eu "bom entendedor" de plantas que sou, fui logo pedindo tudo quanto achei ser necessário, no que o florista comentou: "Pelo visto você gosta de plantas"! E eu respondi: "Não só de plantas, mas de tudo que está vivo e precisa de cuidados"! Falei da maneira mais tranquila e bem humorada possível, para não causar constrangimentos.  Mesmo sabendo que esta não é a melhor época do ano, fiz a adubação da terra e uma leve poda da raiz e de galhos secos. Estou com a melhor das intenções e tenho esperança de salvá-la. Contudo, comparando-a com uma da mesma espécie, vi que a minha pequenina está muito debilitada!

Se alguém tiver alguma dica para me ajudar, ela será muito bem vinda!

Desde ja o meu muito obrigado.

2 comentários:

Fábio disse...

você fez certo... cortou os galhos mais secos e colocou terra fértil, mas esse adubo 10 10 10 (N,P,K) é muito bom, mas como ela esta debilitada melhor colocar agua, quando necessário, sol nao muito forte de preferência mais a claridade, pois pode piorar com o calor da luz direta... assim que ela se recuperar você pode adubar e deixar na luz direta por algumas horas. :), De preferência pela manhã e fim de tarde. Isso é a dica, meu amigo Flávio.Eu também gosto de tenho algumas plantas aqui. Abraços tudo de bom

Flávio Nunes. disse...

Olá Fábio,
Cara, como lhe agradecer?!?!?!?! Muitíssimo obrigado pelas suas dicas! Estou tentando recuperar esta plantinha que já veio tão debilitada!
Tenha uma ótima semana meu amigo!
Abração,
Flávio Nunes.

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...