terça-feira, 1 de março de 2011

Inutilidade Pública - Big Brother Brasil (BBB)!

Queridos Amigos,

Infelizmente eu não posso deixar de comentar algo que vi hoje na banca de jornais! Estava eu no terminal de Niterói, nas Barcas, e como faltava pouco menos que cinco minutos para subir a bordo, fui até a banca de jornais e de cara vi na capa de um dos jornais de maior circulação no Estado do Rio de Janeiro, a fotografia de uma mulher, na sessão "Retratos da Vida". Abaixo da foto tinha um texto mais ou menos assim: "Maria diz que está mais descontrolada que Cadela no Cio"! Como assim, que mulher era aquela? E que tipo de notícia é esta colocada na capa de um jornal onde crianças podem ter acesso a qualquer instante? Como assim uma mulher se comparar a uma "cadela no cio"? As cadelas (Canis lupus familiaris) não merecem tão desapropriada comparação!

Ao chegar em casa procurei na internet e descobri que a mulher que o jornal colocou na capa com aqueles dizeres, se tratava de uma "sister" do programa Big Brother Brasil (BBB)! A notícia está publicada em diversos jornais, tanto on-line, quanto impressos, e também há fotos e vídeos na internet.

No site do Big Brother Brasil está escrito em letras garrafais: "MARIA TIRA A CALCINHA E FAZ STRIPTEASE PARA MAURÍCIO NA SALA"! Fala sério, não quero dar uma de puritano, mas cá entre nós, quando o casal é bem casado e na intimidade do quarto ocorre uma ou outra brincadeira desse tipo, ainda vai lá, mas uma mulher tirar a calcinha em rede nacional, se esfregar num cara que conheceu a pouco mais de um mês e dizer que "está mais descontrolada que cadela no cio", é abaixar demais o respeito que uma mulher tem pelo seu corpo! Sem contar que é baixar demais o nível de uma emissora de renome internacional. A troco de quê? Audiência? Fala sério, tem tanto coisa mais interessante para ser mostrado.

Mas é assim que se vê a importância que os meios de comunicação dão ao povo que dela tiram proveito. Numa pesquisa rápida, descobri que o "BBB" é mostrado todos os dias na TV, em diversos horários, sendo que as cenas mais quentes ficam para a madrugada. Entretanto, você que é assinante de TV paga, pode comprar um pacote onde assiste pessoas reclusas dentro de uma casa, discutindo, bebendo e "lutando com muita bravura" em provas de resistência, para ganhar mais de 1 milhão de reais, enquanto você continua sua vida e ainda liga para lá para votar em quem vai ficar e sair. Sabia que o valor cobrado pela sua ligação é contabilizado e parte dele vai para o "BBB"? Sendo assim, em cada eliminação, as milhares de ligações enriquecem a emissora que transmite o programa e os responsáveis pelo programa? E você o que ganha: Minutos de "sonhos" e desejos vãos (Isso para ser bem otimista)!

Fala sério, o que se passa na cabeça de uma pessoa que presencia uma cena como esta do Striptease? No caso do homem, deve ser algo do tipo: "Caraca, queria estar no lugar daquele cara ali"; "Que filho da mãe sortudo, se fosse eu...hummmmm..."; "Que otário, ficou quieto que nem um babaca"; e assim vai... No caso da mulher, talvez os pensamentos sejam: "Que vagabunda, não se dá ao valor"; "Que loucura, vou fazer isso hoje a noite com o meu (Namorado, noivo, marido, esposo, amante, ficante, macho ou... etc, etc, etc...)"; "Queria estar ali no lugar deles, isso é pouco para ganhar mais de 1 milhão. Eu faria muito mais"!, etc, etc, etc... Os pensamentos são muitos e os mais variados. A questão é: O que realmente ganhamos com tudo isso?

Imagine um pai ou uma mãe explicando para um filho com idade entre 3 e 10 anos o que é "Striptease" ou "o que significa 'mais descontrolada que cadela no cio'"! Alguns dirão: "Que isso muleque, onde você viu isso? Se falar de novo toma uma palmada na boca (Variação: Se falar isso de novo vai perder os dentes)"; "Esquece isso, é coisa de gente grande. Quando você crescer vai entender tudo isso e muito mais"!; "Lembra quando a sua tia jogou a panela na cabeça do tio Zé? Então, estar descontrolada é isso"!; etc. Fora a brincadeira, como vamos criar nossos filhos com a TV passando todos os dias o "BBB" e deixando para os Sábados, ou seja, uma vez por semana, das 06:00h às 08:30h, programas relacionados à Ecologia, Ciência, Ações Universitárias e Ações Comunitárias? Outras questões: Cabe somente à escola educar nossos filhos? Cabe a nós privá-los da tecnologia por que esta, quando mal utilizada, mais prejudica que ajuda? Cabe a nós não termos aparelhos de TV e computadores em casa; e não deixarmos nossos filhos ter contato com as notícias vinculadas pelos jornais? É claro que minha crítica é extrema, tenho consciência disso; mas este é o tipo de lixo que engolimos e doamos aos nossos filhos todos os dias! Filhos, nossa futura geração! Os futuros  médicos, advogados, juízes, jornalistas, cientistas, biólogos, veterinários, professores,...

Ainda assim, é o desejo de todo pai ver seu filho ser bem criado e chegar à fase adulta sendo um ser humano honrado, honesto e repleto de uma bagagem cultural, emocional e psicológica exemplar e inquestionável. Além, é claro, de outras tantas boas qualidades. Infelizmente, a realidade nem sempre é assim! Eu mesmo posso "morrer" com este "veneno" destilado pela sociedade. Mas ninguém está livre disso, eu não estou livre disso. Entretanto, acredito no ser humano e na sua capacidade de transcendência. Acredito que um dia seremos capazes de ver nossos filhos tornarem-se pessoas de bem, independente do lugar onde estiverem. Hoje em dia já ocorre isso, mas tal qual a pérola negra, assim também são raros os puros de coração. Aos céticos, eu reafirmo; sim, existem pessoas puras de coração e alma, mas são raríssimas!

Desculpem o desabafo assim inesperado, mas não consegui me conter!

Abração,

Flávio Nunes.


1 PS: Esta é minha opinião pessoal sobre o tema! Minha prioridade é a valorização da família, mas antes disso, a valorização do homem e da mulher em essência, enquanto bons de coração e atitudes! Desculpo-me com todos aqueles que vêem no programa "BBB" uma fonte de rico entretenimento, estimulo cultural e de engrandecimento cultural, pessoal/coletivo!

2PS: Alguém pode perguntar: E se você fosse escolhido para estar na casa e concorrer a mais de 1 milhão de reais, o que faria? Primeiro, eu nunca concorri; Segundo, minha ambição é do tamanho dos meus sonhos, nem mais, nem menos; e não faz parte dos meus sonhos participar desse "Circo de Pulgas"!

9 comentários:

Miriam Miranda disse...

Mas isso é uma questão de afinidade. Dá ibope porque o povo brasileiro gosta. Esse é o nível dos nossos conterrâneos :( Abs, Miriam

Flávio Nunes. disse...

Olá Miriam,
Concordo plenamente contigo; "uma questão de afinidade"! Como também concordo com a Ana Furtado (@AnaFurtadoReal), que disse no meu twitter: " Cada um tem seu ponto de vista do BBB"!
Vocês duas estão corretas e eu, por assim dizer, expressei minha falta de afinidade e meu ponto de vista sobre o BBB!
Não é a minha intenção gerar polêmica, mas acho que os meios de comunicação deveriam tomar mais cuidado com aquilo que colocam no ar e/ou publicam em seus jornais!
Acredito que a vaidade e o fator "ego" fala mais alto que o amor ao próximo nestes tipos de casos! Infelizmente é uma realidade que todos estamos sujeitos, diariamente!
Abração e obrigado pelo comentário!
Flávio Nunes.

Brasigrega disse...

Querida,
Um povo que vota nesse (des)governo que está aí, vota em um Tiririca, assiste pânico, etc, só pode merecer isso aí. No entando, tem um botão na TV, ou ainda outros canais. Quem não gosta é só mudar. Quanto aos filhos...Não se preocupe não, eles vão ver isso nas escolas, nas festinhas, seja lá onde forem. O povo não tem mais vergonha na cara. A rede Globo muito menos, mas pelo menos estão ganhando pra isso. Pior é quem gasta pra ligar pra esse tipo de programa escroto.
Graças a Deus eu tenho NET e não preciso da Globo pra nada, nem Record e afins...Mas quem não tem...
Beijos e, não precisa se desculpar, a sua indignação faz eco com a de muita gente do bem.
Bjusssssss

Airton Krauniski disse...

Bravo Flávio..

Disse tudo e o disse bem...

Abs
AK

Mauro Cesar Ferreira disse...

BBB é muito podre!
Pronto, falei!
Valeu Flávio!

Ps: gostei da frase "As cadelas (Canis lupus familiaris) não merecem tão desapropriada comparação!". Hahahahaha

Ká Oliveira disse...

Olá amigo...
Eu simplesmente compactuo com sua opinião... eu tenho duas filhotinhas 7 e 9, sou uma "mãe má" como dizem, pois imponho a hora da leitura, pintura, música, brincadeira e TV. Computador uma vez por semana e olhe lá.. TV canais controlados... nada de novelas, notícias e etc..
Bem, amanhã quero que elas sejam tão más como eu e saibam o real significado de "cadela no cio".
grande abraço

Flávio Nunes. disse...

Olá Brasigrega,
Gostaria de dizer que seu comentário foi muito intenso e recheado de indignação, tal qual o fiz no texto. Entretanto algo que você disse me preocupa, não por ser forte ou direcional, mas por ser a pura verdade: "Quanto aos filhos...Não se preocupe não, eles vão ver isso nas escolas, nas festinhas, seja lá onde forem". Isso para mim é muito preocupante! Esse papo de "Retratos da Vida" e algo bem difundido como "É a vida que imita a 'arte', ou a 'arte' que imita a vida"? É muito mais forte que sonharmos e sermos campeões brasileiros de atletismo, o profissional mais querido e amado, o melhor escritor de todos os tempos, etc... é dar opções para as crianças terem afinidade com o mocinho da história e também com o bandido! Pois é, tem gente que possui maior afinidade com "Striptease em público" e comportar-se como "cadela no cio descontrolada" porque acha mais legal estas atitudes, que ler um livro e/ou estudar para ter um futuro promissor!
Esse é o nosso mundo! Entretanto, ainda acho que tem jeito; e uma das saídas é o amor próprio e o amor recíproco!
Abração e obrigado por comentar!
Flávio Nunes.


Olá Airton,
Obrigado pelo comentário meu amigo!
Tenha uma excelente semana!
Abração,
Flávio Nunes.


Olá Mauro,
Obrigado pelo comentário e por destacar a frase "As cadelas (Canis lupus familiaris) não merecem tão desapropriada comparação"! Acho que é um xingamento e um total falta de respeito esta comparação com o pobre cãozinho! Eles, os animais, não tem culpa por termos a capacidade de falar tantas asneiras e colocá-los no meio da história!
Tenha uma ótima semana!
Abração,
Flávio Nunes.


Olá Ká,
Fico feliz por compactuar com minha opinião! Que maravilha ser mãe de duas menininhas! Quanto à sua malvadeza, tenho certeza que elas irão lhe agradecer no futuro! Só para dizer, tive uma "mãe má" também em minha vida..rs.. e devo muito do que sou a suas atitudes tão "inexplicavelmente" corretas!
Só por este comentário sei que és uma ótima mãe e saberá a hora de deixar suas filhotinhas voarem por si só!
Mais uma vez, foi ótimo receber a sua visita e comentário!
Abração apertado minha amiga,
Flávio Nunes.

Flor de Lis disse...

Infelizmente o povo tem se acostumado com migalhas que a TV tem oferecido...
E o pior é que gostam, e quem não gosta que não se cale, que fale mesmo como você!
Pois melhor é dormir com uma tranqüila consciência do que ser Maria vai com as outras e neste caso "Maria" literalmente rsrsrs

Flávio Nunes. disse...

Olá Flor de Lis,
Eis o que deve ser trabalhado e melhorado nos meios de comunicação: As migalhas que a TV oferece ao povo! A TV é uma ferramenta extraordinária, mas infelizmente muitos canais, não só o Brasil, mas em todo o mundo, insistem e entreter a população com polêmicas, escândalos, porque não dizer, baixarias... e todo mundo acha que isso é normal! O que é pior, trazem da "ficção" para o dia-a-dia! Infelizmente para muitos o que é mostrado na TV é o correto, é "bom" e "bonito", por isso merecedor de crédito! Porque não imitar?!?!
Minha consciência está tranquila, não tenho problema algum em expressar minhas opiniões!
Obrigado pelo seu comentário e palavras tão simples, porém com significado tão autêntico e verdadeiro!
Abração,
Flávio Nunes.

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...