segunda-feira, 21 de março de 2011

Refletindo sobre o presente e o futuro!

Olá Pessoal,

Recebi um e-mail ontem e nele havia um link para o o seguinte vídeo (Assista com atenção - Achei surpreendente):



E então, gostaram do vídeo? Eu achei fantástico, mas conversando com a minha noiva, ela levantou uma questão: "Quanto toda esta tecnologia tornará nosso planeta mais sustentável"? Às vezes nos esquecemos que para gerar qualquer produto, geramos também resíduos/lixo e estes devem ser eliminados de maneira adequada para que o meio ambiente não seja prejudicado.

Não precisa-se pensar muito para ver o que ocorreu e ainda ocorre em função do crescimento das cidades e criação de indústrias. A cada ano vemos a tecnologia dar saltos gigantescos e conseqüentemente, ganhamos com maior diversidade de produtos à nossa disposição. Entretanto o problema inicial começa com o único fato de possuirmos um pensamento linear, ou seja, 1º) Precisamos de algo; 2º) Compramos; 3º) Utilizamos; 4º) Descartamos e 5º) Compramos novos produtos.

O segundo problema a ser solucionado está no fato das pessoas pensarem: "Isso é lixo e quem se preocupa com lixo são os lixeiros"! É exatamente assim que os empresários desejam que a população pense! Quanto maior o nosso grau de satisfação, menos pensamos nas conseqüências dos nossos atos. Quanto mais há diversidade de produtos à nossa disposição, menos preocupados estamos onde o componente antigo irá parar!

Se estiverem com disposição, assistam também o vídeo a seguir:



E então, preparados para a chegada do futuro? O que vocês tem feito para tornar o mundo mais sustentável?

Aguardo os comentários!

Abração,

Flávio Nunes.

10 comentários:

Ká Oliveira disse...

Oi Fla..
Escrever no intuito de concientizar, acho tão difícil!!(não o ato de escrever, mas sim da resposta prática) É a mesma dificuldade que as pessoas sentem para saírem da zona de conforto e tentar melhorar o próprio ambiente..
Eu já tinha visto o primeiro videozinho e sabe que me acelero só de saber que um dia poderá ser assim... mas tenho uma esperança da tecnologia chegar aos lixões também.. lembro de um filme que os lixos eram depositados em encineradoras e até o banheiro era diferente..
Bem, sempre bom "ler você".
Grande abraço querido amigo!
Karina

Verinha disse...

É realmente fantástico o vídeo Flávio. De fato para toda modernidade sempre haverá um preço a ser pago.. mas acredito que nos dias atuais as pessoas estão, embora lentamente, tomando consciência da preservação e cuidados para com a nossa mãe Terra.
Beijocas em seu coração e uma semaninha fenomenal para você [:)]

Professora Sonia disse...

O primeiro vídeo chama nossa atenção para a vida artificial que a tecnologia tende a nos encaminhar. O segundo denuncia o que é o consumismo e o que ele nos impõe. Questões importantes para refletir e agir. Abraços e seja bem-vindo aos meus blogs.

Flávio Nunes. disse...

Olá Ká,
Ao ler seu e-mail lembrei de uma conversa que tive com um professor da Universidade Sophia (Na Itália). Ao descobrir que eu era médico veterinário e que trabalhava com animais silvestres/meio ambiente ele quis saber: "O que você acha que deveria mudar para as pessoas tornarem-se mais conscientes dos seus atos"? Uau..rs.. Pensei, pensei e disse: "Acho que se desejarmos ver uma mudança significativa na população, devemos cultivar esta mudança nas nossas crianças. Instruindo-as da melhor maneira, poderemos ver um mundo melhor para todos"! Ele disse: "Tudo bem, mas e antes disso. O que se deve fazer"? Fiquei sem resposta. Mediante a minha falta de argumento, ele falou: "Devemos fazer algo extremamente difícil, mas que, quando bem feito, causa respostas supreendentes. Devemos, através do amor mútuo, mudar a essência das pessoas"! Então eu perguntei: "E como se pode fazer isso, senão pela educação"? E ele: "Amando incondicionalmente cada ser. O restante, e as ferramentas, descobriremos com o passar dos anos"!
Obrigado por me fazer relembrar desta história!
Abração minha amiga,
Flávio Nunes.


Olá Verinha,
Sim, sempre haverá um preço a ser pago! Hoje mais do que nunca, temos tratado bem o nosso planeta; entretanto, ainda há muito para se fazer e melhorar!
Obrigado pelo seu comentário minha amiga! Tenha uma semana maravilhosa!
Abração,
Flávio Nunes.


Olá Sonia,
Fico muito feliz que tenha gostado dos vídeos e que isso tenha levantado questões importantes para refletir e agir! A intenção é essa...rs... é uma boa maneira de mostrar para os alunos o que cada um entende por consumismo, ética, desenvolvimento sustentável, e afins!
Agradeço ainda por ser bem-vindo aos seus blogs..rs.. Tenha uma excelente semana!
Abração,
Flávio Nunes.

Manuel Pintor disse...

Pois... mas não vai ser apenas vidro esse futuro. Por incrível que pareça, novos usos vêm aí para o papel! E as imagens poderão surgir em qualquer superfície e aí serem interagidas independentemente da mesma, como puros hologramas. Quem sabe o que mais? O futuro é uma caixinha de surpresas...

Shashi disse...

I liked this post.. thanks to Google I could translate and read it.

ॐ नमः शिवाय
Om Namah Shivaya

Flávio Nunes. disse...

Olá Manuel,
Legal saber sobre esses novos usos para o papel! Como você bem disse, "O futuro é uma caixinha de surpresas..rs.. Novas tecnologias, novas responsabilidades!
Obrigado pelo comentário meu amigo!
Abração,
Flávio Nunes.

Flávio Nunes. disse...

Hello Shashi,
Thanks for your comment! Thanks to Google I can communicate with you in India!
A big hug from Brazil,
Flávio Nunes.

Ká Oliveira disse...

Oi Fla..
Não pude deixar de citar uns ditados que minha bisavó falava e assim pasando de geração a geração, aqui estou propagando... "Para conhecermos alguém de verdade, devemos comer um saco de 60kg de sal juntos... lembre-se que sempre o usamos por pitadas." Isso nos leva à famosa Reforma Íntima, que carrega a senhora tolerância, a qual nos faz amar incondicionalmente. A ferramenta, sempre será o respeito e aceitação...
Sempre bom trocar experiências contigo.
grande beijo amigo!

Flávio Nunes. disse...

Olá Ká,
Muito obrigado por mais um belíssimo comentário! Que frase magnífica esta de sua bisavó; vê-se em suas palavras uma tipo de sabedoria destilada, uma sabedoria que não se compra na esquina, mas se ganha ao longo dos anos! Só para citar uma parte do seu comentário: Desejo, do fundo do meu coração, amar incondicionalmente!
Eu é que agradeço a sua excelente troca de experiências... no mais, estou sempre por aqui!
Tenha uma maravilhosa noite!
Abração,
Flávio Nunes.

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...