terça-feira, 15 de março de 2011

Sagui com Paresia de Membros Posteriores!

Olá Pessoal,

Esta postagem é muito especial! No último Sábado eu recebi um Sagui (Callithrix sp.) na ONG onde trabalho! Ele chegou através de uma protetora e estava levemente desidratado e desnutrido. Mas estes eram os menores problemas! O que mais chamou a atenção era que ele não se movia da cintura para baixo, ou seja, não havia estimulo algum dos membros posteriores e nem da cauda!

Ao que parece este animal estava num terreno abandonado, sendo alimentado somente com bananas! Este era o máximo de cuidados que estava recebendo! Estava com o pêlo muito sujo e na gaiola enferrujada que o trouxeram, percebi que havia um bolo de fezes num dos cantos, deduzi que ele estava numa mesma posição a alguns dias.

Minha especialidade é Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Silvestres/Exóticos, além é claro de estudos relacionados à Fisiologia Animal Comparativa. Antes desse, eu já havia adotado outros três saguis; todos foram medicados, tratados e encaminhados para locais específicos onde poderiam levar uma vida mais "normal" ao lado de outros membros da mesma espécie. Entretanto, neste caso, algo é diferente, este sagui está com uma lesão em região lombar, o que impossibilita a sua locomoção adequada!

"Acho que Darwin vai se remoer no túmulo, mas eu vou tentar salvar a vida desse aqui", pensei (..rs..). E foi assim que eu o adotei e tive uma idéia: "Por que não torná-lo o mascote do Blog"? Se todos concordarem, vou seguir com o tratamento dele e entre um texto e outro vou informando-os sobre seus dias comigo e sua recuperação!

Para iniciar já tenho uma boa notícia..rs.. O radiografei e não percebi nenhuma lesão grave de coluna, entretanto há uma alteração em vértebra caudal, bem próximo à bacia. Hoje é o terceiro dia de tratamento com analgésico/anti-inflamatório e fisioterapia, e vejo que ele está apresentando reflexo em membro posterior direito e cauda. Quando o segurei, estimulei seus movimentos e vi que ele permaneceu com uma das patas recolhidas, fiquei muito feliz! Sinal que o tratamento está surtindo efeito!

Agora vai uma proposta para todos: Qual nome devo colocar nele? Ainda não o batizei com nenhum nome e gostaria de contar com a ajuda de todos. Lembrem-se que ele será o nosso mascote!..rs.. Por isso, vou recolher os nomes mais legais e fazer uma votação, uma enquete! Peçam ajuda para filhos, netos, sobrinhos, amigos, alunos,... e enviem todas as propostas!!!!!!!

Por hora gostaria de apresentá-lo a todos vocês! Por isso, fiz um vídeo resumindo um pouco a história dele até o momento! Infelizmente ele está fadado ao cativeiro, infelizmente não poderá voltar à natureza e portar-se como qualquer outro membro da sua espécie. Cuidarei dele não por um capricho pessoal, mas por amor ao ser que ele é e por desejar não ver uma vida ser apagada pela negligência ou falta de cuidados.

Aguardarei as sugestões de nome para o nosso mascote...rs...

Abração,

Flávio Nunes.


16 comentários:

Ká Oliveira disse...

Nossa Flá... ele é tão pequenininho... e no videozinho, bem ativo, né?
Querido... você é o cara...
Vamos lá com as opções.. as meninas ajudaram...
Piteko
Floquinho
Mickinho
Juninho

Beijo grande

Anônimo disse...

Flavio eu nem sou veterinaria, sou medica de humano mesmo...
Sera q por se alimentar soh de banana ele nao esta c deficiencia de vitamina piorando a lesao neurologica?
Deficiencia de vit b falta de sol, vit d , calcio oode fazer isso ne?
Boa sorte com o bichinho ! Adorei o blog
Lucia

Flávio Nunes. disse...

Olá Ká,
Sim, ele é bem pequenino..rs.. Estou me esforçando para fazer o melhor que posso para ele ficar bom!
Quanto aos nomes... adorei todos eles...rs... agradeça as meninas por mim..rs.. Ótima ajuda!
Abração,
Flávio Nunes.

Flávio Nunes. disse...

Olá Lucia,
Primeiramente obrigado pelo comentário! Assim como você eu pensei também na questão da desnutrição afetar a parte neurológica, entre outras funções metabólicas! Por isso entrei com uma complementação alimentar, semelhante ao "Protovit Plus (Gotas)" humano, muito utilizado na pediatria!
Além da alimentação mais diversificada, da complementação vitamínica e da fisioterapia, também estou colocando-o no sol, etc... ele está num verdadeiro spá..rs...
Obrigado pelas dicas e pelo desejo de boa sorte..rs.. vou precisar mesmo!!!!
Volte sempre...rs...
Abração,
Flávio Nunes.

Verinha disse...

Ahhh Flávio .. mas que coisinha mais linda!.. Tenho certeza que vc irá conseguir fazer o melhor por ele.. e é claro que ficarei atenta para receber notícias do tratamento do pequenino.. sugestão de nome?!.. vamos lá rsrsrs.. "little baby" ... [:)]
Beijocas em seu coração...
Verinha

vYvinha disse...

Gente, como é lindo!!!! Tbem tive uns saguis, adorava! Chame de MICO ou CHICO. É a cara! Parabens!!!

Vanusa disse...

Que lindo!! Chame-o de Lucky! Afinal, ele é ou não é mesmo muito 'Sortudo' de ter sido encontrado e receber uma segunda chance de viver?! rs

Anônimo disse...

Olá,meu querido,muito querido amigo Flávio,ainda emocionada e chorando....pelo "FLOQUINHO"lembrei-me da minha fazenda onde os micos vivem soltos e são muito bem tratados por todos,ninguém invade o habitat deles,mas faço questao de alimentá-los também, como faço com os passaros que construi muitos restaurantes de passarinhos,onde eles se alimentam,tomam banho e se escondem da chuva....agora tenho certeza que ele terá um tratamento adequado.....Rezarei para que ele viva e,pois agora ele encontrou um lar...Parabéns!!!!!Estou ainda sem palavras.............Clarissa

Anônimo disse...

meu querido voltei....ainda estou mal e, neste momento,o que me alegra é poder ler o que você escreve.....Para mim ,o nome escolhido é "FLOQUINHO".....Passo as tardes ora dormindo,ora lendo o que vc escreve.....Parabéns!!!!!!!!!!!
da amiga
Clarissa
P.s: Reze,ore ou mentalize.....por mim!!!! beijos

Flávio Nunes. disse...

Olá minha amiga,
Primeiramente, peço desculpas por responder somente agora! Já são quase 01:00h da manhã, mas só agora consegui resolver, pelo menos uma parte de tudo quanto preciso organizar e sistematizar até o fim de semana!
Mas voltando ao seu comentário... Floquinho é o nome que até o momento está ganhando..rs.. quem sabe será este o nome do nosso mascote?!?! Apesar da saúde dele estar bem fragilizada, tentarei proporcionar-lhe a melhor condição de vida que puder!!!!
Fico muito feliz em saber que o que te alegra é ler o que escrevo aqui, nosso vínculo de comunicação! Que grande responsabilidade tenho hemmm?!?!?!..rs.. Tentarei fazer o melhor...rs... ;-)
Tenha uma ótima quinta-feira minha amiga!
Abração,
Flávio Nunes.
PS: Estou rezando por você... estás sempre presente em minhas orações!

Ká Oliveira disse...

Oi anjo...
como vai o Floquinho???
Faz tempo que não falamos dele...
Abraços

Flávio Nunes. disse...

Oi Ká,
Infelizmente o nosso querido Floquinho não resistiu e veio a óbito a algumas semanas! Ele começou a deprimir-se e num determinado dia deitou numa posição e não acordou mais!
Agora ele está descansando no céus dos saguis e não está mais sofrendo com sua dificuldade de locomoção! Fiz o que pude e da melhor maneira que pude!
Abração minha amiga e obrigado por perguntar sobre o Floquinho!
Flávio Nunes.

Ká Oliveira disse...

Oi Fla...
Puxa que triste.. toda vez que abro a página do Blog, vemos sua fotinho e as crianças sempre perguntavam dele e lembravam que elas haviam escolhido seu nome... Contei a elas.. ficamos tristes, mas sabemos que o papai do céu estará com ele.
Grande abraço
Ka

Flávio Nunes. disse...

Oi Ká,
Pois é, muito triste! Fiz o máximo que pude, mas não foi o suficiente para salvar a vida do Floquinho! Quem sabe o Eterno Pai o enviou a mim para que sofresse menos e tivesse maior paz e conforto na fase mais importante de sua vida?!?!..rs..
Obrigado por compartilhar seus sentimentos e de sua filhas!
Abração minha amiga,
Flávio Nunes.

Anônimo disse...

Você é uma herói mesmo viu Dr. Flávio!
Deus te abençoe em tudo, para que você continue usando sua inteligência em favor dos nossos irmãozinhos indefesos.
Ass.: Luiz Felipe, colega de profissão aqui em Recife.
:)

Flávio Nunes. disse...

Olá Luiz Felipe,
Que herói que nada, sou apenas alguém que tenta, dentro das condições que tenho e do conhecimento que, quis Deus deixar eu obter, tratar de nossos queridos animais.
Obrigado pelo comentário e siga confiante na arte de exercer a Medicina Veterinária em prol dos animais!
Abração,
Flávio Nunes.

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...