quarta-feira, 13 de julho de 2011

Rugas!

Pudera eu ter todos os saberes do mundo! Seria o mais sabido, mas isso não é certo dizer no meu caso. Ser sábio exige rugas e cabelos brancos, e até então não tenho nem um, nem outro.

Fora os cabelos brancos, neste momento atenho-me às "rugas" vindouras. Já tenho um não sei o que próximo aos olhos e mais nada, por enquanto. Talvez os olhos enruguem mais rapidamente por mais trabalharem em prol da sapiencia. Afinal, são eles que decodificam boa parte do mundo, sem ao menos precisar tocá-lo ou ouví-lo.

Dizem: "Sábio é aquele que muito vê e pouco fala"! Eis a grande responsabilidade dos nossos olhos. Aqui, uma nota importante é dizer que existem cegos muito mais sábios que pessoas que possuem seus olhos normais. Estes vêem com a alma, e isso é um grande potencializador da "visão". Há aqueles, no entanto, que mesmo anatomo-fisiológicamente normais, nada vêem ou vêem com distorções. Estes, mesmo com todo conhecimento do mundo, nunca serão verdadeiramente sábios.

Vejam bem meus amigos, o que as rugas no seu rosto vos fala? O que vê quando no espelho olha? Tens vergonha de suas rugas? E os cabelos brancos, o que para você representa? Tens vergonha do que vê no espelho? Eu gosto de minhas poucas rugas e espero ansioso o grisalho e o alvo dos meus cabelos. Não tenho medo da idade e muito menos de ser quem sou!

Sou ainda jovem, e como tal falo besteiras, regurgito - muitas vezes - frases prontas, equivoco-me e minha ansiedade dá-me a distância exata entre meu passado, meu presente e meu futuro.O caminho que desejo trilhar e lembrar bem, passa pela ignorância, a busca do conhecimento e a aquisição da sapiência. Mas ainda há muito tempo e muito por vir. Agora atenho-me a fazer bem o que sempre fiz: Viver bem o momento presente!




Foto: http://www.pastorclaybom.com.br/ilustracao/como-voce-encara-seus-problemas

8 comentários:

Sonia Salim disse...

Cabelos brancos? Rugas? Olhos de lince? Quanto pensamento passando na cabeça de um jovem! Essa busca pela sabedoria é importante, mas ela não vem com o tempo, pois tem muita gente já velhinha e só fazendo e falando besteiras. Acho que a sabedoria passa pela observação, experimente ver a vida dos outros, o que fazem, verificar se têm sucesso e como o alcançam. Às vezes o sucesso não corresponde à riqueza e nem sabedoria tem relação com a idade. Eu já atingi a marca dos 50 e estou aprendendo ainda. rs Cada dia um novo aprendizado, interação, prática. E a vida é assim... Acho que sabedoria é no passo a passo, dia a dia. Que tal experimentar? Vamos lá! Cada texto um caminho diferente.

Abraços!

@soniasalim

Flávio Nunes. disse...

Olá Sonia,
Li o seu texto e fiquei meditando sobre ele por alguns instantes antes de respondê-lo!
Creio que sua resposta está cheia de vida, de vivências,...
Já percebi a algum tempo que tem gente velhinha que só faz besteira e também que tem gente muito nova onde no pouco que fala, percebe-se que a vida - e suas experiências -, lhe ensinou muito, muito, muito mais que os anos de vida que apresenta à sociedade!
Tenho feito esta experiência a algum tempo, a de ver a vida pelos olhos dos outros; colocar-me no lugar deles, sofrer suas dores e sorrir suas felicidades!
Não almejo riqueza, e se um dia o sucesso vier que venha com belos trajes e que saiba dançar ao som de uma bela melodia, pois vou deliciar-me sendo quem sou e ter chegado tão longe! Enquanto isso vou vivendo bem o momento presente, passo a passo, dia a dia,... aprendendo, interagindo, praticando,... Vou vivendo!!!!
Obrigado pelo carinho e por cada uma de suas palavras, tão profundamente vividas, sentidas e escritas!
Abração minha amiga,
Flávio Nunes.

Iara disse...

Que texto lindo e gostoso de ler, realmente as primeiras rugas surgem são em torno dos olhos, mas eu acredito que é porque rimos com eles também, e nossos sorrisos precisam ficar marcados em nosso rosto pra lembrarmos sempre do quanto somos felizes.
Quanto ao cabelos brancos, as novas rugas que sejam todas bem vindas, não quero abrir mão de nenhum momento que vivi, e se as marcas terão de ficar gravadas em meu rosto que sejam bem vindas, porque existiram muitos momentos lindos em cada uma delas.

Flávio Nunes. disse...

Olá Iara,
Obrigado pelo comentário! Suas palavras tocaram num dos pontos que eu quis tratar: Rugas e cabelos brancos também são as marcas do tempo em nossa face, do quanto sorrimos e fomos felizes ao longo dos anos! Adorei a sua frase: "Quanto ao cabelos brancos, as novas rugas que sejam todas bem vindas, não quero abrir mão de nenhum momento que vivi, e se as marcas terão de ficar gravadas em meu rosto que sejam bem vindas, porque existiram muitos momentos lindos em cada uma delas".
Tenha um excelente final de semana!
Abração,
Flávio Nunes.

Nilton Domingues disse...

Bonito texto Flávio. A sabedoria é algo sublime e só é atingida quando amadurecemos....“A vida só pode ser entendida olhando-se para trás. Mas só pode ser vivida olhando-se para frente.” S. Kierkegaard

abçs!

Flávio Nunes. disse...

Olá Nilton,

Antes de tudo, obrigado pela sua atenção e pelas belas palavras aqui deixadas! Obrigado por compartilhar esta bela frase de Kierkegaard.

Gosto muito de uma frase dele: "Ame profunda e apaixonadamente. Você pode sair ferido, mas essa é a única maneira de viver a vida completamente. Ousar é perder o equilíbrio momentaneamente. Não ousar é perder-se." Soren Kierkegaard!

Abração,

Flávio Nunes.

Ká Oliveira disse...

Querido amigo Flávio,
Sabe desde quando não gosto de envelhecer? Desde que me conheço como gente.. nem na idade "aborrecente" quis ser mais velha que minha idade. .. eu era muleke da rua e depois que os hormônios começaram a aparecer em meu corpo, fui brincar de bonecas..hahahaha..
Querido, prefiro mencionar a experiência de vida que estamos adquirindo ao longo dos cruéis minutos vindouros ao nosso organismo. Cabelos brancos? não sei..o loiro me ajuda.. rugas? combatidas com cremes e tals para que venham mais tarde.. hahahahaha.
Grande abraço

Flávio Nunes. disse...

Olá Ká,
Obrigado pelo seu comentário sincero..rs.. Não pude deixar de rir!!!! É sempre bom receber seus comentários!
Abração minha amiga,
Flávio Nunes.

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...