terça-feira, 9 de agosto de 2011

Belezas do Rio!

A cidade do Rio de Janeiro é conhecida mundialmente por suas belezas naturais. Há entretanto, tantas outras belezas que pouquíssimas pessoas dão o devido valor. Cada cidade, principalmente as grandes metrópoles,  tem o seu charme e o seu encanto, o que permite-lhe ser única e apaixonante. Ouso dizer que uma cidade é um "organismo vivo" e que está para o Estado a que pertence e para o País, assim como o alvéolo está para os pulmões e estes para o restante do corpo.


Fora esta pequena comparação, desejo dar ênfase a um detalhe importante sobre a cidade onde moro, ou seja, a cidade do Rio de Janeiro. Hoje a tarde fui à Academia Brasileira de Letras (ABL)! Após dois anos morando aqui, esta foi a primeira vez que visitei a ABL! Um pé após o outro, fui caminhando e apreciando o lugar onde gigantes da literatura nacional viveram e conviveram com seus afins. Lúcio de Mendonça, Machado de Assis, Olavo Bilac, Rui Barbosa, entre outros tantos, passaram por onde eu hoje pus meus pés. 


Foi uma experiência única e tão importante quanto a que vivi ao visitar a Casa de Rui Barbosa e sua biblioteca pessoal, o Museu Nacional de Belas Artes, a Biblioteca Nacional e o Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Todos estes lugares, com exceção da Casa de Rui Barbosa, podem ser visitados a pé. Infelizmente os turistas desejam vir conhecer as praias e todas as outas "belezas naturais" que aqui se encontram!


Há um acervo inestimável em diversos países europeus, haja visto França e Itália! Não subestimo os encantos destes, mas acho que a cidade do Rio de Janeiro tem muito mais que praias! Somos muito mais que areia, água salgada e sol; somos também intelectuais das letras, somos também mestres nas artes plasticas, somos bons em músicas de todos os gêneros - inclusive música clássica -, somos bons em danças, somos bons em tantas coisas. Escrevo sobre o Rio de Janeiro pois é a minha referência mais palpável, entretanto se perguntássemos para um paulistano, capixaba, amazonense, alagoano, belo-horizontinos,... o que há de mais belo e encantador em suas cidades, veremos que esse amor pela terra que lhe abriga é nacional!


Por isso, peço para os turistas, estrangeiros ou nacionais, que quando visitarem a cidade do Rio de Janeiro, saiam um pouco da praia e invadam o centro histórico da cidade e vá conhecer as nossas belezas culturais. O mais legal de tudo é que sempre tem uma exposição gratuita, ou se a visita for paga, não desembolsará mais que R$ 10,00. Boa parte do conhecimento que tenho hoje foi adquirida através dos livros, outra parte considerável foi adquirida pelas experiências de vida e o restante foi por ter a oportunidade de frequentar bons lugares, beber e me fartar de tanta sabedoria acumulada ao longo dos anos. Tudo muito normal, ao alcance de todos!




Foto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Academia_Brasileira_de_Letras

2 comentários:

Ká Oliveira disse...

Olá querido amigo,
Estive no Rio duas vezes que me lembro. Uma visitando meu irmão quando morou em Niterói e a outra para terminar um curso que havia começado por correspondência. Vou ser sincera, além de apreciar a natureza via balsa, nada mais vi. Depois de ler seu texto, deu aquela vontadezinha de visitar sua cidade com o objetivo turístico mesmo.
Obrigada pelas dicas.
Grande abraço


P.S.: Creio que por falta de praias, a minha cidade, SP é bem explorada culturalmente e gastronomicamente.

Flávio Nunes. disse...

Olá Ká,
É sempre muito bom ouvir a opinião das pessoas que visitaram a cidade do Rio de Janeiro.
Não é só a vista da balsa que encanta, tem uma ou outra área que também tem a sua beleza! Como vivi toda minha vida no interior do estado, não são as praias que me encantam aqui.
Senti-me lisonjeado em saber que despertei em você a vontade de visitar a cidade do RJ para fiz turísticos! Tenho certeza que, quando vier, não irá se arrepender!
Tenha um maravilhoso fim de semana!
Abração minha amiga,
Flávio Nunes.

PS: Quanto ao fato da cidade de São Paulo ser bem explorada cultural e gatronomicamente, disso não tenho dúvidas! Quanto morei aí, adorava todas as opções que a cidade oferece para os seus cidadãos... sindo saudades da Pinacoteca, Museu da Língua Portuguesa, das atividades realizadas na Livraria Cultura da Paulista, etc, etc, etc,... Saudades de Sampa City..rs..

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...