terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ano Mundial da Medicina Veterinária!

Olá Pessoal,

Este ano, a Medicina Veterinária comemora 250 anos. Desde que Claude Bougerlat, em 1761 inaugurou em Lyon, na França, a primeira escola de Medicina Veterinária, muito foi feito para a saúde e bem-estar dos animais.

Profissão que eu também amo e exerço, a Medicina Veterinária está entre as principais profissões de nossa sociedade. Ainda hoje, não tem o seu devido valor, em face de toda a contribuição que oferece ao mundo. Entretanto, acredito que num futuro, não muito distante, colheremos melhores e bons frutos.

Ser Médico Veterinário, num âmbito pessoal, é estar conectado direta e indiretamente a Deus. Trabalhar com os animais é muito mais que verificar suas doenças e medicá-los, é sim conseguir entender uma linguagem inter-específica, ser um "poliglota" de gestos e olhares. É olhar para a natureza, e para todos os animais, e ver que há algo sobrenatural no contato com o mundo que nos rodeia.

Disseram-me certa vez na faculdade: "Parabéns por terem escolhido esta profissão, que é puro amor" e ainda "Se vocês pensam em ficar ricos, financeiramente falando, estão na profissão errada"! Já trabalhei em alguns lugares e digo que alguns dos meus patrões (Veterinários), mesmo não afirmando, estão ricos financeiramente, mas não possuem amor algum à profissão. Outros veterinários, estão enriquecendo, e continuam pobres espiritualmente. Já uma minoria, está pobre financeiramente, porém são ricos em dignidade, em honestidade, em amor à profissão e principalmente, ricos em amor aos animais.

Crescer profissionalmente e mostrar o nosso devido valor está além das aparências, além do estetoscópio que utilizamos, além das especializações, além dos equipamentos de primeiro mundo,... está em algo pequenino e grandioso ao mesmo tempo: o Amor! Ou seja, na capacidade que temos de amar incondicionalmente, tudo e todos. Digo, com conhecimento de causa, que o Amor em nossa profissão é o melhor pagamento pelos serviços que prestamos à sociedade. Esse Amor que temos, paga nossas contas e nos traz paz e felicidade.

Não é exagero afirmar que, se não fosse pelos Médicos Veterinários, mais da metade da população mundial já teria morrido por diversas doenças. Doenças estas adquiridas por vírus, bactérias, fungos, protozoários, ecto e endoparasitos. Em última instancia, cuidados para que a harmonia existente entre homem e animal nunca acabe. Dessa maneira conseguimos gerar o melhor estado de saúde e bem-estar - físico, emocional e psicológico -, tanto para os animais, quanto para os seres humanos.

Parabéns a todos(as) os(as) Médicos(as) Veterinários(as)!

Abração.

Flávio Nunes.


 

6 comentários:

Mário disse...

Parabéns Flavio pela sua profissão! Sua dedicação e inspiração são... inspiradoras! Valeu amigo!

ps.: Vejo que agora está lá na clínica na Rua Amaral, né? hehee Boas lembranças!

Flávio Nunes. disse...

Olá Mario,
Obrigado pela atenção meu amigo e por suscitar em você tamanha... inspiração!
Tenha um ótimo final de semana!
Abração,
Flávio Nunes.

Dani Estanislau disse...

Boa Noite Flavio ,
não sou medica veterinária ainda, mas anseio muito em me tornar uma :D com o seu texto e o vídeo aqui postados eu me senti ainda mais inspirada e segura de que estou escolhendo muito bem a minha profissão. Realmente as suas palavras foram inspiradoras.
Obrigada :D
Dani Estanislau

Flávio Nunes. disse...

Olá Dani,
Antes de tudo porém, gostaria de parabenizá-la por escolher ser Médica Veterinária! é uma bela profissão, mas como qualquer outra, tem os seus altos e baixos.
Como eu disse no texto acima, antes de tudo deve existir o Amor ao que se faz. Se isso existir, o restante é consequência. Quem sabe até a riqueza financeira.
Quando quiser basta escrever. Abração e boa sorte.
Flávio Nunes.

Dani Estanislau disse...

Boa Noite :D
primeiramente quero agradecer por me responder e me lembrar, assim como já me lembro, dos altos e baixos das profissões (e qualquer outro assunto também, né?):DD
realmente eu amo muito, muito mesmo estar com os bichos (sempre fui criada em meio a eles, em especial cachorros, mas agora tenho um cavalo, então lido muito com animais de porte grande também) , e tenho certeza que vou amar mais ainda quando puder ajuda - los, assim como você já faz :D por isso escolhi a veterinária :D
pois bem, vamos manter contato :D é sempre muito bom contar com pessoas do ramo e, principalmente, quando já são experientes.
passe - me seu e-mail de contato, se não for incomodo, claro :D
mais uma vez obrigada, abraços :D

Flávio Nunes. disse...

Olá Dani,

É sempre bom conversar com pessoas que compartilham conosco dos mesmos ideais.

Meu e-mail é: medvetfisio@gmail.com ! Escreva sempre que quiser. Não lhe garanto responder prontamente todos os e-mails, mas na primeira oportunidade que tiver responderei.

Abração,

Flávio Nunes.

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...