terça-feira, 11 de outubro de 2011

O Tamanho do Mundo (Avô e Neto)!

- Qual o tamanho do mundo? Quis saber o neto.

- O mundo é muito grande! Disse o avô.

- Muito grande quanto? Insistiu o neto.

- Muito grande e com tantas coisas para se ver e viver que precisaríamos de muitos mais anos de vida para
conhecer tudo! Disse o avô tentando conter a curiosidade do neto.

- Quanto do mundo o senhor já conheceu vovô?

- Não muito. Sempre tive muito trabalho para fazer, e isso tomou muito o meu tempo. Sem contar que além da sua mãe, tive mais dois filhos, o Tio Roberto e a Tia Lúcia. Esses três sempre foram para mim uma grande alegria e fiz de tudo para dar-lhes a melhor educação, tanto dentro quanto fora de casa. Graças a Deus todos estão hoje muito bem encaminhados na vida. Tudo o que eu não pude conquistar, deixei para sua mãe e seus tios realizarem

- Que legal vovô! Será que mamãe e papai também farão o mesmo por mim?

- Claro que sim. Já estão fazendo.

- Mas eu não viajei para nenhum lugar do mundo. Só conheço tudo o que passa nos filmes e quando estou na internet. Queria poder pegar um avião e dar a volta no mundo, conhecendo cada país, aprendo a falar muitas línguas e fazendo muitos amigos! Disse o neto entusiasmado.

- Se você realmente desejar isso, poderá um dia conquistar tudo o que sonhar!

- O senhor acha mesmo que sou capaz de fazer isso?

- Acho não, tenho certeza. Mas você precisa entender duas coisas desde já.

- O que? Quis saber o jovem curioso.

- Precisa entender a fazer tudo com muito amor e escutar a voz do seu coração. Usando isso de maneira equilibrada e nas doses certas, com certeza conhecerá o mundo todo.

- Como faço para amar mais e escutar a voz do meu coração vovô?

- Isso é uma coisa que eu não posso te explicar e nem te ensinar. Isso você aprenderá com o passar dos anos. Só você pode medir o tamanho do amor que deseja doar e só você pode escutar a voz que vem do seu coração.

- Mas eu não escuto voz nenhuma e não sei como amar mais.

- Por hora, basta ser um bom menino, tratar bem os seus pais, dar-lhes todo carinho, atenção, não ser mal-criado, ir ao colégio, se esforçar para tirar boas notas, fazer as lições de casa, ir a igreja, rezar e tratar bem a sua irmã.

- Mas isso eu já faço todos os dias. Não tem nada diferente que eu possa fazer, além disso?

- Claro que tem, mas não sei se eu posso te contar isso agora. Acho que não é o momento.

- O que é vovô? Conte-me, prometo guardar segredo! Disse o garoto ansioso para saber os segredos do amor e de como ouvir a voz do coração.

- Tem certeza que guardará segredo? E que fará tudo do jeito que eu lhe disser? Perguntou o velho avô.

- Sim, pode confiar em mim.

- Então é o seguinte: Ame Deus sobre todas as coisas e sem medidas. Todas as vezes que rezar, o faça não só para pedir ajuda a Deus, mas também para agradecer as boas coisas que aconteceram em sua vida durante aquele dia ou aquela semana. Quanto alguém falar mal de você, não deixe que isso permaneça mais que um segundo em sua mente. Quanto alguém lhe bater, ofereça a outra face, seja forte e levante-se quantas vezes for preciso. Se um dia sofrer a perda de alguém, lembre-se de guardar as melhores lembranças dessa pessoa que se foi. Se perceber que chegou num beco sem saída, volte e procure um novo caminho, sem se deixar abater pelo cansaço. Quando amar uma pessoa, faça isso da maneira mais forte que puder, nunca canse de dizer a ela o quanto a ama e o quanto ela é importante para você. Se discutir com ela por qualquer motivo, nunca durma a noite sem ter se desculpado, lhe dado um beijo ou lhe aberto um belo sorriso. As melhores coisas da vida quase sempre passam desapercebidas, esteja atento aos detalhes. O mundo é o reflexo de como você é, tão feliz ou tão triste quanto você é. Escolha o tipo de mundo que deseja ser e viver. Quando chorar, deixe cair até a última gota de lágrima. Se você estiver certo sobre algo, nunca deixe que ninguém lhe convença do contrário. Nem mesmo eu. Para finalizar, tenha uma boa alimentação e pratique atividades físicas frequentes. Quando chegar na minha idade você vai entender o porque.

- Caramba vovô, quanta coisa! Não conseguirei lembrar de tudo isso. Agora só consigo me lembrar da primeira frase: "Ame Deus sobre todas as coisas e sem medidas"! Disse o garoto.

- Tudo bem, isso é o mais importante no momento. O restante você aprenderá com o tempo.



Foto: http://vidadmaquinista.blogspot.com/2011/07/uma-antiga-marca-de-soro.html

2 comentários:

Ká Oliveira disse...

Oi querido amigo!!
Quem disse que não existe uma receita pra alcançar a felicidade?
Esse é o diálogo que um ia querei ter com meus netos!
Seja Feliz amigo!
Grande beijo

Flávio Nunes. disse...

Olá Ká,
O vovô da história é muito vivido. Se é uma receita para alcançar a felicidade eu não sei, mas acho que vale a pena tentar vivê-la..rs.. Um dia também contarei esta história para meus netos.
Abração minha amiga!
Flávio Nunes.

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...