quarta-feira, 30 de maio de 2012

Aulas de Comportamento Animal!

A pouco mais de dois meses venho tendo aulas diárias de comportamento animal com uma professora muito especial. Fazia anos que não tinha um animal de estimação. Após pegar para cuidar a doce e super-agitada Mel, minha "Pinscher-lata", passei a colocar na prática tudo que venho aprendendo sobre comportamento animal ao longo dos últimos anos.

Tenho visto que na prática, várias atitudes devem ser modeladas e re-adequadas para cada espécie/raça de animal. Cada indivíduo possui um tipo de energia diferente e uma natureza própria, o que lhe confere a sua unidade e particularidade enquanto ser. Minha Mel, por exemplo, é hiper-ativa e como todo bom membro do grupo dos Terriês e mestiça com a raça Pinscher, tem uma energia quase inesgotável. Percebo que é muito inteligente e no pouco tempo de convivência já sabe muito do que é certo e do que é errado dentro de casa.

Percebi que Mel necessita de uma dose extra de gasto de energia diário, ou seja, ela precisa fazer muita atividade física. Após muito correr e brincar, ela torna-se extremamente acessível e entende melhor os comandos que estou lhe ensinando. Entretanto, se lhe dou pouca ou nenhuma atenção, ela "arruma algo para fazer" e quase sempre é roer a primeira coisa que está ao seu alcance. Já consegue morder e levar meu chinelo para qualquer lugar da casa e adora roubar as meias do meu sapato. Em seus momentos de maior ansiedade é uma destruidora nata de camas e jornais. Enquanto está no auge da sua energia, qualquer coleira ou roupa lhe incomoda; fazendo questão de tirá-las na hora ou poucos minutos depois de temo-las colocado.

Aprendi em minhas aulas de comportamento que preciso entendê-la melhor e "entrar" em seu mundo. A relação "homem x animal" é muito mais que treinar comandos de adestramento, é na verdade, saber entender, através de atitudes, o que o outro indivíduo deseja lhe "dizer". Educar um cão para ser seu amigo fiel e estar ao seu lado de maneira tranquila e afetuosa, requer muita paciência e disciplina. É preciso entender os olhares, os latidos, os abanos de cauda, as posturas, etc.

Não se deve educar um cão, em hipótese alguma, com palmadas e nem qualquer outra postura que lhe traga medo. Cometi esse erro. Minha postura e minha forma de corrigir comportamentos que eu considerava ser "exagerado" da parte dela, foi muito forte e, ao que parece, bruta. Já estou corrigindo este erro que cometi, uma vez que não quero que meu animal de estimação tenha medo de mim. Ao mesmo tempo, não posso deixar que ela se imponha. Ela tem sempre que saber que eu sou o "alfa", ou seja, o chefe de casa e da "matilha". Ela por sua vez tem que saber que é um cão e precisa ter atitudes de um cão.

Uma atitude clássica de submissão da parte dela é vir ao meu encontro abaixando a cabeça e pondo-se de lado, até virar com a barriga totalmente para cima. Descobri que isso significa que quem "manda no pedaço" sou eu e que ela se submete a mim. É uma questão de respeito, que não precisa de palavras para ser entendido, apenas de atitudes.

Mel ainda é uma filhotinha e assim vai permanecer por mais alguns meses. Até cumprir sua fase de filhote, preciso educá-la e consolidar os melhores comportamentos que desejo que ela tenha para o resto de sua vida. É muito mais fácil fazê-la crescer sabendo o que é certo e errado, do que corrigir "erros" e atitudes depois de já enraizados.

2 comentários:

Cristina ferber vieira lessa disse...

Já estava com saudades da Mel. Que bom ter notícias! Vejo que vcs estão vivendo em harmonia, respeitando as diferenças em nome do amor! Parabéns Flávio! @cristinaferber

Flávio Nunes. disse...

Olá Cristina,
A Mel está cada vez mais esperta. Ela tem uma energia quase inesgotável. Estamos nos dando muito bem. Não vejo a hora de sair com ela para caminhar e começarmos os exercícios fora de casa. Preciso que ela aprenda a se socializar bem com outras pessoas e principalmente com outros animais.
Obrigado pelo comentário.
Abração,
Flávii Nunes.

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...