quarta-feira, 25 de julho de 2012

Poemas Inspirados...

Olá Pessoal,

Ontem uma amiga, Tatis, me presenteou com um vídeo cujo conteúdo se trata de uma Aula Espetáculo de Ariano Suassuna. Tão apaixonada pela ciência quanto o é pela literatura, ela sabendo do meu interesse pelo tema, envia-me o tal vídeo.

Sem maiores expectativas, mesmo se tratando de um nome conhecido, comecei a assistir o vídeo. Maravilhei-me! O vídeo é fantástico e recheado de emoção, ao menos para mim. Ver um senhor, que agora está com 85 anos, encantar seu público com uma lucidez sem igual é de tirar lágrimas dos olhos. Numa mescla de históricas, contos e encantos, ele entreteu sua platéia do início ao fim.

Após ouvi-lo e vê-lo, tentei eu também arriscar algumas rimas. Segue o vídeo que me inspirou, desse mestre da nossa literatura, e em seguida segue as minhas Sextilhas e Décimas. Poemas de um aprendiz das letras.

Desejo que gostem do vídeo e dos poemas.

Abração,

Flávio Nunes.


Vídeo: Aula Espetáculo com Ariano Suassuna - SESC Vila Mariana - São Paulo (SP).





Poemas inspirados:

Estrutura dos poemas:


- Sextilha: A B C B D B
- Décima: A B B A A C C D D C


 1ª Sextilha:

Lúgubre amanhecer
Com orvalho e pasto verdejante
Lembra-me teu olhar
Que é tão belo e esfoliante
Queria eu estar ao seu lado a todo momento
Manhã, tarde e noite

2ª Sextilha:

Que felicidade é conhecê-lo
Tão pequenino, tão valente
Envolto em panos e sonhos
Agora pequeno, depois gigante
Meu diminuto João Luiz
Adoro vê-lo sorridente

3ª Sextilha:

Resolvi fazer o teste
Pra ver se rima é bom pra tudo
Entra no ônibus o vendedor de cocada
Motorista fala: Eu quero tudo
Não da morena, mas da branquinha
Bastou provar pra ficar mudo


1ª Décima:

E eis que te encontrei
Morena, cor de jambo
Você princesa, eu mulambo
Imediatamente pensei
Será esta que amarei?
A ela entreguei meu coração
Sem cerimônia, sem sermão
Dali a certo tempo, fiz o juramento
Quero você em casamento
Ela disse sim e eu só emoção

2ª Décima:

Eita saudade que urra
Pele, cabelo e boca
Sabor, cheiro e nuca
Mas cá estou nessa amarra
Longe do céu, preso à terra
Te digo, dessa vida ei de sair
Quero, na liberdade, ir e vir
Sem mais torpor
Sem mais ardor
Para sempre pular, cantar e rir

3ª Décima:

Tenho um sonho juvenil
De um dia tornar-me escritor
Mas quis a vida que fosse eu doutor
Na minha cabeça borbulhas mil
Será esse um sonho senil?
Estou vendo o tempo passar
E aquele sonho, pouco realizar
Mas insisto, brigo e surto
Não farei do meu partir um luto
Daqui irei, mas deixarei o mundo a gargalhar

4 comentários:

Sonia Salim disse...

Simplesmente, MA-RA-VI-LHO-SO!!! Amei o vídeo e "Poemas Inspirados"!
Parabéns! Bela postagem, maravilhoso poema!

Excelente escritor e poeta!

Abraços!

Sonia Salim

Flávio Nunes. disse...

Olá Sonia,

Que grande alegria receber um comentário que transborda energia!!!!!!! Realmente fiquei maravilhado em saber que achou a postagem MA-RA-VI-LHO-SA!!!!!!!!..rs..

Brincadeiras à parte, obrigado pela atenção e carinho de sempre!

Abração,

Flávio Nunes.

Anônimo disse...

We stumbled over here coming from a different web address and thought I might
as well check things out. I like what I see so now i am following you.
Look forward to exploring your web page repeatedly.
My homepage - epl transfer news manchester united

Flávio Nunes. disse...

Hi Friend,
Thank you for accessing the blog and leave comments. Accompany the news.
Big hug,
Flávio Nunes.

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...